Você sabe o que é extensão universitária?

 

Extensão é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. Quando falamos de extensão universitária, falamos de uma interação dialógica: a comunidade externa acessa o conhecimento científico e sua capacidade produtiva e a comunidade acadêmica vê a sua produção científica transformada e enriquecida pelo contato com as múltiplas perspectivas, compreensões, demandas e vivências da sociedade.

 

Participar de atividades de extensão permitirá ao estudante experenciar as demandas e os saberes comunitários na construção processual da aprendizagem acadêmica. Esta é uma articulação que tanto qualificará a sua formação, quanto gerará impacto social. Além disso, toda participação em atividade acadêmica, seja como membro de equipe executora, seja como ouvinte, gera certificado, documento comprobatório e qualificador para o currículo do estudante. Além disso, a participação em atividades de extensão como membros de equipe executora pode gerar créditos em extensão.

 

O estudante extensionista estará certamente mais apto a identificar as demandas da sociedade e, consequentemente, inserir-se de forma significativa e crítica no seu meio produtivo.

 

FIQUE LIGADO/A! Inserção curricular da extensão no seu curso de graduação

 

A partir de dezembro de 2022 todos os cursos de graduação deverão ter ajustado seus Projetos Pedagógicos de forma a garantir que os estudantes se qualifiquem academicamente pela formação e atuação em extensão. Significa dizer que, do total dos créditos do curso, 10% deverão ser cumpridos através de processos extensionistas, os quais serão ofertados por componentes curriculares diversos de forma integrada ao currículo do curso.

 

Para se garantir a qualificação dos cursos de graduação, entende-se que a articulação entre ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis. Com a inserção curricular da extensão, o estudante poderá contar, desde o primeiro semestre, com a oferta de disciplinas e atividades de extensão que irão integralizar o seu currículo. Dessa forma, todos ganham com a inserção curricular da extensão: estudante, universidade e sociedade.

 

  • O estudante por ter garantida na sua formação uma qualificação que o permitirá se relacionar de forma critico-contributiva com os meios produtivos e o seus impactos sociais, podendo, assim, ressignificar e até mesmo reestruturar práticas sócio-econômicas dos territórios onde for atuar;

 

  • A universidade, por meio da parceria com os mais diversos setores sociais (coletivos sociais, comunidades tradicionais, instituições governamentais e não-governamentais, empresas etc.), pela qualificação e/ou ressignificação do conhecimento acadêmico produzido;

 

  • A comunidade externa que poderá contar de forma significativa com conhecimento e recursos da academia, bem como influenciar nos percursos e perspectivas da pesquisa e da extensão, tendo em vista suas reais demandas.

 

Saiba mais sobre o processo de Inserção Curricular da Extensão da UnB aqui.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.