O que é extensão universitária?
A extensão universitária é a forma como a Universidade se conecta com a sociedade. É um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e social que promove o diálogo e interação com as comunidades.
É uma troca:
- A sociedade acessa o conhecimento produzido na Universidade;
- A Universidade aprende com as experiências, saberes e necessidades das pessoas e dos territórios.
Por que participar de atividades de extensão?
Ao participar da extensão, o estudante experencia as demandas das comunidades e tem a oportunidade de aprender com os saberes comunitários.
Essa conexão melhora sua formação acadêmica e gera impacto social.
Toda participação em atividades de extensão gera certificado, seja como membro da equipe executora ou como ouvinte.
Porém, apenas a participação como membro de equipe executora poderá gerar créditos em extensão.
Esses créditos poderão ser computados para o mínimo dos 10% da carga-horária do curso obrigatórios em extensão.
Atenção, Estudante!
Consulte a Coordenação de Graduação do seu curso para se orientar sobre o aproveitamento dos créditos em disciplinas e atividades de extensão vinculados ao seu curso.
Extensão no seu curso de graduação
Desde dezembro de 2022, todos os cursos de graduação devem incluir atividades de extensão em suas grades curriculares.
Isso significa que 10% da carga horária total do curso deve ser cumprida por meio de ações de extensão, oferecidas em disciplinas e atividades específicas.
Essa mudança reforça que ensino, pesquisa e extensão são inseparáveis. A partir do primeiro semestre, o estudante já pode cursar atividades de extensão que contam para a qualificação da sua formação.
Quem ganha com isso?
- Estudante: desenvolve olhar crítico, entende melhor as necessidades da sociedade e se prepara para atuar de forma mais consciente e responsável;
- Universidade: amplia parcerias com diversos setores da sociedade, qualifica e traz novo significado para o conhecimento acadêmico;
- Sociedade: tem acesso ao conhecimento e aos recursos da Universidade, e ajuda a direcionar pesquisas e ações de extensão de acordo com suas necessidades reais.