DEX publicou cinco editais para os Polos de Extensão; expectativa é contemplar até 50 projetos

 

Com objetivo de ampliar a presença da Universidade de Brasília no Distrito Federal e entorno, o Decanato de Extensão (DEX) lançou nesta segunda (03) cinco editais de apoio a projetos de extensão com atividades desenvolvidas no Recanto das Emas, Cidade Estrutural, Paranoá, território Kalunga e Chapada dos Veadeiros. Os projetos selecionados vão atuar nos Polos de Extensão das respectivas áreas. Conheça mais sobre os Polos de Extensão.

 

O DEX também publicou outros editais com vigência para o ano de 2022 como forma de integrar as ações estratégicas da extensão. Em todos os casos, as inscrições de propostas começam no dia 03 de janeiro de 2022 e vão até o dia 21 do mesmo mês.  

 

A ideia é integrar projetos que já são realizados e estimular a criação de novas propostas. Serão aprovados dez projetos em cada Polo, 50 no total.

 

“Estamos trazendo nos editais a ideia de rede”, explica Rogério Ferreira, diretor de Desenvolvimento e Integração Regional. “A Rede de Polos de Extensão deve ser oficializada como Programa Estratégico ainda em janeiro”. 

 

Atualmente, o desafio é que cada um dos Polos tenha espaço físico de referência. O Polo do Paranoá deve ter espaço inaugurado em breve, o Polo Kalunga, em Cavalcante, funcionará no espaço da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Polo UnB Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, está sendo viabilizado em parceria com o Centro UnB Cerrado.

 

As ações de extensão devem obedecer a Resolução da Câmara de Extensão (CEX) 1/2020. É importante lembrar que não há trâmite pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), somente no SIGAA. O Decanato de Extensão (DEX) também preparou uma cartilha com orientações para a submissão de propostas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA).

 

SUBMISSÃO – No SIGAA, as propostas de extensão estão divididas em alguns tipos: projeto, programa – composto de, no mínimo, três projetos –, curso, evento, produto – decorrente de atividades de extensão –, e prestação de serviço. Depois de finalizado o cadastro e o projeto submetido à aprovação, a proposta recebe o status “Aguardando aprovação dos departamentos”. Assim, o coordenador de extensão deverá dar a autorização para que a proposta siga o fluxo.

 

Após a autorização, a proposta assume o status “Submetida” no SIGAA. A partir de então, a DTE realiza, em até dois dias úteis, a análise técnica e devolve ao proponente para editar, caso a proposta precise de ajustes, ou distribui a proposta para avaliação da proposta pelo Comitê de Extensão.

 

Na avaliação, é importante que o projeto cumpra diversos critérios, entre eles o protagonismo discente, com pelo menos um estudante indicado como membro da equipe executora, e o envolvimento da comunidade externa nas atividades de extensão.

 

Com a proposta aprovada, ela adquire o status “Em Execução”, “Aprovado sem recursos” ou “Aprovado com recursos”. Em seguida, será possível inserir os planos de trabalho dos membros da equipe. No caso de cursos e eventos, será possível abrir as vagas e habilitar as inscrições do público.

 

Durante a realização das ações de extensão, o coordenador deverá enviar o Relatório Parcial de Atividades de Extensão e, após o término, terá até 30 dias para enviar o Relatório Final de Atividades de Extensão. O não envio impedirá a submissão de novas propostas e a participação em editais lançados pelo DEX.

 

O SIGAA também permite a renovação simplificada de ações após o término: por três vezes no caso dos programas, e uma única vez no caso dos projetos.

 

Para cadastrar uma proposta, basta fazer o seguinte caminho no SIGAA: Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Submissões de propostas → Submeter proposta.

 

As propostas devem ser submetidas no mínimo 15 dias úteis antes do início de sua realização e devem ser executadas dentro de um mesmo ano.

 

EXTENSIONISTAS – A carga horária docente para a extensão não pode ser superior a 48 horas mensais. É necessário ter discente de graduação na equipe, e sua carga horária não pode ser superior a 15h. 

 

Caso o projeto não tenha bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área dos membros de equipe, como voluntários ou outras funções disponíveis. O caminho a ser seguido é: Portal do docente → Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar Equipes Organizadoras.

 

No caso dos projetos com bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área do plano de trabalho e/ou na área de equipe. Os bolsistas podem ser cadastrados apenas na área de plano de trabalho, enquanto os voluntários, em qualquer uma das duas, ou em ambas. 

 

RENOVAÇÃO – A renovação pode acontecer quando a ação estiver com o status “Concluída” no SIGAA. Para um projeto ser considerado concluído, deve-se cadastrar o relatório final da ação. Se o projeto possuir bolsistas, eles devem fazer o relatório de discente no SIGAA, e o coordenador da ação deve aprovar ou reprovar o relatório. 

 

Para cadastrar relatório final do projeto, o caminho é: Portal do docente → Extensão → Relatórios → Relatórios de Ações de Extensão.

 

Dúvidas sobre o cadastramento de propostas no SIGAA podem ser tiradas pelo DTE/DEX pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Confira a apresentação dos Editais DEX 2022:

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.