Algumas dicas para os envolvidos no processo de inserção curricular da extensão
Esta última seção do Guia de inserção curricular da extensão da UnB indica algumas orientações para que o processo de inserção curricular da extensão possa ser conduzido da forma mais exitosa possível, bem como para que tal dinâmica possa ser acompanhada e estimulada ao longo do tempo, como conquista importante para a UnB, da qual decorrerão em breve frutos significativos para o que se considera o estreitamento ainda maior da vinculação entre a universidade e a sociedade. As informações aqui se dirigem a dois interlocutores preferenciais, os gestores das unidades acadêmicas e os membros de NDEs.
1. Gestão da unidades acadêmicas:
1.1 Promover a adequação do PDI às demandas para implementação da inserção curricular da extensão nos Planos Pedagógicos;
1.2 Promover a formação do quadro administrativo quanto às normativas da extensão e uso do SIGAA;
1.3 Incentivar a sua comunidade a participar dos Editais lançados pelo Decanato de Extensão para o fomento à extensão;
1.4 Incentivar os membros docentes e discentes de sua comunidade a participar ativamente da Semana Universitária propondo ações de extensão.
2. Para os NDEs:
2.1 Zelar pela garantia da oferta de componentes curriculares em extensão de forma equacionada à demanda, desde o primeiro semestre;
2.2 Dar acesso à comunidade discente, por diferentes meios, os possíveis caminhos acadêmicos para o cumprimento dos 10% da carga horária total do curso em componentes curriculares da extensão. Por exemplo: pode-se criar dentro de cada curso uma cartilha com o percurso formativo em extensão para orientar os discentes;
2.3 Articular, periodicamente, em parceria com o DCE / CA atividades informativas e formativas com enfoque na importância da extensão universitária para a qualificação de formação acadêmica e para o cumprimento da função social da universidade;
2.5 Mapear demandas loco-regionais tendo em vista a (re) formulação de componentes curriculares destinados a inserção curricular da extensão;
2.6 Acompanhar e sistematizar os resultados produzidos pela extensão universitária inserida nos currículos, visando a elaboração de indicadores, essenciais tanto para a gestão orçamentária quanto acadêmica.