Preenchimento e outras informações sobre Ações de Extensão
Por que algumas propostas são aprovadas com situação diferente?
Quando o coordenador da ação preenche o item Fonte de Financiamento, o resultado após aprovação será ocasionado conforme esse preenchimento.
Exemplo:
- FONTE DE FINANCIAMENTO
- APROVADO
- FINANCIAMENTO INTERNO
- APROVADO SEM RECURSOS
- AÇÃO AUTO-FINANCIADA
- EM EXECUÇÃO
- FINANCIAMENTO EXTERNO
- EM EXECUÇÃO
O sistema SIGAA permite cadastro de propostas com vigência superior a um ano?
Não. O sistema permite o período de vigência de até um ano e deve ser desenvolvido dentro do exercício fiscal. As ações podem ser renovadas.
Depois que ação estiver finalizada, o que o coordenador deve fazer?
Deve enviar os relatórios parciais e finais no próprio sistema.
Qual o caminho para atribuir relatório no SIGAA?
Caminho: Gerenciar Minhas Ações→ Relatórios→ Relatórios de Ações de Extensão → Abrirá a tela "Submissão do Relatório de Ações de Extensão" → Clique no ícone correspondente "Cadastrar Relatório Final" → O coordenador deverá cadastrar o relatório final no espaço indicado e preencher os campos solicitados.
Quando o/a coordenador/a pode renovar o Projeto e/ou Programa de Extensão?
Depois que a proposta anterior for concluída (estiver com todos os relatórios submetidos e validados pela coordenação de extensão da unidade e pela DTE), o sistema disponibiliza o botão "Renovar proposta".
Por que o/a coordenador/a não preenche o “Público real atingido” em proposta aprovada?
Após o envio dos primeiros relatórios da ação o público real atingido será preenchido, isso favorece na assimilação do quantitativo do público externo nas próximas ações a serem cadastradas.
Há possibilidade de migração de projetos/programas de outras plataformas, como o SIEX, para o SIGAA?
Não há migração de projetos da plataforma SIEX para o SIGAA, portanto, como o SIEX não aceita submissão de proposta desde o mês de maio/2020, mesmo que seja renovação, orientamos que o/a coordenador/a da proposta cadastre a ação no SIGAA.
Como adiciono um/a participante em uma proposta?
- O(A) participante deve se cadastrar no portal público do SIGAA: https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf
Ele/Ela receberá e-mail para confirmar o cadastro (basta clicar no link recebido no e-mail)
O(A) coord. da ação acessa o Portal do Docente (SIGAA): Gerenciar Minhas Ações - Gerenciar Participantes
Clicar no ícone "Gerenciar Participantes" (em frente ao status "em execução" do projeto que deseja realizar a inclusão) - Adicionar Novo Participante.
Após inserir os dados, não se esqueça de "Salvar Alterações".
Há possibilidade de um/a docente, membro da equipe, gerenciar os participantes?
No momento do cadastro da ação, no terceiro campo: “Membros da equipe da ação”, há a opção de incluí-lo/a. O/a coordenador da proposta informa o nome do/a docente, a função que este realizará (as opções são padronizadas e estão disponíveis no sistema) e, no campo “Permitir Gerenciar Participantes”, o/a coordenador/a preenche o item “sim” e adiciona o membro.
Qual a diferença entre “Finalizar um Membro de Equipe” e “Excluir um Membro da Equipe”?
Existe uma grande diferença entre "Finalizar um Membro da Equipe" e "Excluir um Membro da Equipe". Quando um membro é excluído, a sua participação no projeto é removida do sistema, portanto, este membro não terá o direito de emitir Certificados e Declarações relacionados ao projeto.
Ao preencher uma proposta, às vezes o/a coordenador/a se depara com uma mensagem de ERRO WAF, por que isso acontece?
Este erro geralmente é ocasionado devido ao tipo de preenchimento no ato do cadastramento. Quando há tentativa de copiar texto de word ou pdf e colar no SIGAA. Verifique se é isso mesmo e se for, cole o texto sem formatação (clicar o botão direito do mouse). Ocorre também quando é inserido caracteres não suportados pelo sistema como: €£?! Quando o/a coordenador/a inserir/editar a informação dos dados do plano de ensino no sistema, este não aceitará cópias de texto com formatação de outros aplicativos (word, pages). A sugestão é que: Digite diretamente o texto nos espaços (Metodologia, Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem...) do SIGAA ou faça uma cópia do documento que deseja copiar dos aplicativos que usa frequentemente no bloco de notas/notas antes de colar nos espaços (Metodologia, Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem...) do SIGAA.
É possível incluir novos membros de equipe em uma ação já aprovada?
Resposta: Sim. No SIGAA o próprio coordenador possui a função de incluir novos membros de equipe na função.
Caminho: Portal do docente → Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar Ações →
Gerenciar Equipes Organizadoras. A inclusão dos membros de equipe pode ser de docentes, discentes, técnicos/as e até mesmo membros externos. No caso de membro externo, é possível o seu cadastro e
posterior inclusão na equipe. Nesse caso, solicitamos atenção no ato de cadastramento.