Fluxo do trâmite de projetos e programas no SIGAA
O que significa quando a proposta está com a situação “AGUARDANDO APROVAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS” no SIGAA?
Quando o docente (proponente da ação) finaliza a ação, ela recebe esse status. Nesse momento o/a coordenador/a de Extensão já poderá dar a autorização para que a proposta siga o fluxo. Essa autorização é apenas uma confirmação de ciência de que existe uma ação de extensão e que as pessoas elencadas fazem parte da equipe. Não é possível a visualização completa da ação de extensão.
Este trâmite é para todas as modalidades, exceto para atividades com financiamento externo, pois o coordenador de extensão da unidade somente autoriza a ação tendo em vista que a avaliação é efetuada pela DTE.
Se houver docentes de diferentes unidades envolvidas no projeto ou programa, a proposta tramita nestas unidades?
Sim. Se houver docentes, vinculados/as a unidades diferentes do/a coordenador/a da ação, a proposta é enviada automaticamente para as unidades dos/as respectivos/as docentes para que o/a coordenador/a de extensão dessas unidades autorizem o envolvimento na ação.
Qual o local na proposta que aparece as autorizações das unidades envolvidas?
Na Lista de Departamentos Envolvidos na Autorização da Proposta.
O que significa quando a proposta está com a situação “SUBMETIDA” no SIGAA?
Após a autorização/validação dos departamentos ou seja, do/ass coordenadores/as de Extensão dos departamentos envolvidos, a ação recebe o status "SUBMETIDA". Nesse momento, a ação é recebida pela DTE para realizar a distribuição a 02 membros do Comitê de Extensão para a emissão de pareceres.
Em que momento o/a coordenador/a da ação consegue visualizar a sua ação?
Após a distribuição, o/a coordenador/a da ação visualiza a ação, pois no sistema SIGAA a proposta estará com a situação "Aguardando avaliação".
O que acontece quando a ação está com a situação “AGUARDANDO AVALIAÇÃO”?
As propostas são enviadas para dois membros do Comitê de Extensão para a avaliação. O/a coordenador/a de extensão da unidade do/a proponente é um dos/as escolhidos/as para avaliar a proposta da sua unidade.
Qual o prazo que os avaliadores tem para avaliar as ações?
Contamos com a colaboração dos membros do Comitê de Extensão, que possuem até 8 dias para avaliarem as propostas.
O que acontece depois que as ações são avaliadas pelos membros da Câmara de Extensão?
Após a avaliação de dois/duas pareceristas (o status continua o mesmo - aguardando avaliação), a proposta segue para aprovação na Presidência do Comitê.
Qual o prazo que a Presidência do Comitê tem para avaliar as ações?
Tem até 2 dias úteis para avaliar a ação.
Após aprovação da ação, como coordenador/a da ação, deve colocá-lo "EM EXECUÇÃO"?
Caminho: Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Listar Minhas Ações. Por meio do Portal do Docente, o/a coordenador/a da ação coloca o projeto em execução.
Por que há momentos em que a proposta está com status "PROPOSTA DEVOLVIDA PARA O COORDENADOR REEDITAR"?
No momento da distribuição, a DTE verifica se há necessidade de ajustes na proposta e, se houver, o status da proposta será alterado para "Proposta devolvida para o coordenador reeditar, com o envio de comunicado através do e-mail cadastrado no sistema SIGAA para o/a proponente realizar os ajustes, a fim de adequar a atividade de extensão às normas vigentes.
Há a necessidade de enviar processo SEI para análise das ações?
Não há necessidade de enviar processo SEI para recepção e análise das ações de extensão uma vez que, com a implantação do módulo de extensão SIGAA, buscou-se simplificar o processo de execução e gerenciamento das ações de extensão.