Extensionistas terão aumento de 75%, com bolsa passando de R$ 400 para R$ 700

Depois do aumento em diversas bolsas acadêmicas anunciado pelo governo federal, a Universidade de Brasília também anunciou que vai reajustar seus auxílios para valorizar a comunidade acadêmica. Assim, a bolsa de extensão terá aumento de 75%, e vai de R$ 400 para R$ 700, em valor equiparado às bolsas de iniciação científica.

“Vamos equiparar as bolsas pagas pela UnB aos novos valores praticados pela Capes e CNPq”, anunciou a Reitora da UnB, Márcia Abrahão. “Continuaremos priorizando nossos estudantes e as nossas estudantes”, acrescentou. Além da extensão, a bolsas de iniciação científica, iniciação a docência e residência pedagógica também terão aumento, assim como as bolsas de monitoria e tutoria.

Em fevereiro, o presidente Luís Inácio Lula da Silva revelou o aumento nas bolsas de doutorado e mestrado, reajuste muito cobrado pela comunidade acadêmica. As bolsas, no valor de R$ 2,2 mil para doutorado e R$ 1,5 mil para mestrado tiveram reajuste de 40%, subindo para R$ 3,1 mil e R$ 2,1 mil. Outros benefícios, como bolsa permanência, também tiveram aumento.

Agora, o aumento da bolsa demonstra a valorização dentro da UnB, segundo a decana de Extensão, Olgamir Amancia. “É o reconhecimento de que a extensão é fundamental para a formação e que precisa ser financiada”, explica a decana.

Ela relaciona o benefício, que vai atingir mais 500 bolsistas do DEX, com o processo de inserção curricular da extensão. “O debate que foi aberto por força da Resolução 7 do CNE (Conselho Nacional de Educação), que assegura a implementação da inserção, trouxe a extensão para outro patamar de visibilidade. A comunidade acadêmica compreende que uma formação qualificada só será possível com a presença da extensão nesse processo”.

Em março, o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) publicou o resultado final dos editais de apoio à extensão universitária divulgados em janeiro: Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), das Casas Universitárias de Cultura (CUC), e da Rede de Polos de Extensão (REPE), que inclui os Polos Regional Recanto das Emas, Regional Ceilândia, Regional Paranoá, Território Kalunga e Chapada dos Veadeiros.

O DEX também tem um edital aberto para o Programa Estratégico “Mulheres e Meninas na Ciência da UnB: o futuro é agora”, com inscrições até 2 de maio, e em breve também vai divulgar o edital da Semana Universitária de 2023, que será realizada entre os dias 25 e 29 de setembro.