Projetos selecionados vão compor programa estratégico da Universidade

8m noticia

Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB.

 

A Universidade de Brasília preparou uma rica programação para o mês das mulheres, que, neste ano, tem como tema Mulheres na universidade: insurgentes e propositivas. Com início em 8 de março e se estendendo até o fim do mês, estão previstas exibição de filmes, mesas-redondas, webinário, oficinas e palestras. O Decanato de Extensão contribui para o #8M com a mesa-redonda Mulheres e meninas na ciência: o futuro é agora, na quinta-feira (09), às 14h30, no Auditório da Reitoria. O evento também será transmitido pela UnBTV.

 

As convidadas – as professoras Olgamir Amancia, decana de Extensão, Maria Emília Machado Telles Walter, decana de Pesquisa e Inovação da UnB, e Deborah Silva Santos, secretária de Direitos Humanos – também vão falar sobre o edital lançado em parceria por DEX/DPI e SDH para o fomento a projetos de extensão destinados a incentivar a participação de mulheres e meninas da rede pública de ensino do Distrito Federal nas áreas das Ciências e Tecnologia.

 

“Existem diversos projetos de extensão que buscam atrair as meninas para esses cursos que a gente chama de STEM (science, technology, engineering and mathematics, ou seja, ciência, tecnologia, engenharia e matemática), mais ligados às ciências exatas”, explica Maria Emília Walter. “Então, estamos procurando fazer com que esses projetos se aproximem: esse edital caminha no sentido de potencializar esse encontro”.

 

Para Olgamir Amancia, a extensão pode pautar grandes problemas da sociedade, como a desigualdade de gênero. “A desigualdade de gênero também se manifesta no acesso à ciência e aos espaços de produção do conhecimento. Então, a extensão pauta esse problema e cria projetos e programas que trazem visibilidade para esses obstáculos”, diz. “A extensão está democratizando o acesso a um espaço que é de enorme importância para o desenvolvimento nacional, e contribuindo para a superação da naturalização da desigualdade entre homens e mulheres”.

 

O edital vai selecionar 20 projetos para compor o Programa Estratégico “Mulheres e Meninas na Ciência da UnB: o futuro é agora”. Os projetos vão receber até 2 (duas) bolsas de extensão pelo período de seis meses. O Programa também terá apoio financeiro, com ⅔ do valor sendo obrigatoriamente utilizados em atividades coletivas que contemplem a totalidade dos projetos.

 

A coordenação do Programa também deverá organizar um evento coletivo, com participação de todos os projetos, por exemplo, durante a Semana Universitária de 2023, que será realizada entre 25 e 29 de setembro.

 

Os projetos também devem produzir um relato de experiência, que será publicado em uma edição especial da Revista Participação, o periódico de extensão da UnB.

 

As inscrições se iniciam no dia 8 de março e vão até 2 de maio. O resultado provisório será publicado no dia 16 de junho, com prazo para recursos. O resultado final será divulgado no dia 20 de junho.

 

Leia o edital completo.

 

Assista à mesa-redonda Mulheres e meninas na ciência: o futuro é agora:

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.