Up

Guia Inserção Curricular da Extensão da UnB

 


Iniciado ainda em 2018, o processo de Inserção Curricular da Extensão – liderado pelo Decanato de Extensão (DEX), com apoio do Decanato de Graduação (DEG) – está próximo de ser finalizado na Universidade de Brasília (UnB). A data limite para adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de acordo com a normativa interna da UnB é agosto de 2022.

 

Em resolução publicada em dezembro de 2018, o MEC estabeleceu diretrizes para a inserção curricular da extensão nos projetos pedagógicos de todos os cursos de graduação. Diversas atividades formalizadas junto ao DEX e cadastradas no SIGAA poderão dar créditos aos estudantes: participação em programas e projetos de extensão, além de cursos, oficinas e eventos, desde que vinculados a projetos. Disciplinas novas ou já existentes também podem ser integral ou parcialmente dedicadas à extensão.

 

O objetivo é regulamentar a creditação de atividades de extensão como componente curricular nos cursos de graduação da Universidade de Brasília por meio da participação de estudantes em extensão universitária, de acordo com a meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê o mínimo de 10% do total de créditos exigidos para a graduação para programas e projetos de extensão universitária.

 

“O guia deve qualificar melhor a informação à comunidade e estimular os debates dentro das unidades”, avalia o professor Alexandre Pilati, diretor técnico de extensão da UnB. “Ele será um importante material de referência para que os cursos possam decidir, seguindo os parâmetros da UnB, como estruturar o processo da maneira mais coerente com a filosofia de cada área de formação, respeitando sempre a concepção que guia nossa política de extensão”.

 

Confira o documento abaixo: 

 

Guia Inserção Curricular da Extensão da UnB
 
 
Powered by Phoca Download