A comunidade do Território Kalunga, maior território quilombola do Brasil, e das cidades de Teresina de Goiás, Nova Roma, Cavalcante e Monte Alegre, no Goiás, vai ter uma semana para conhecer melhor os projetos que fazem parte do Polo de Extensão Kalunga, um dos cinco Polos que têm como objetivo ampliar a presença da UnB no Distrito Federal e Entorno, sempre em diálogo com a sociedade.
Entre os dias 23 e 27 de setembro, os extensionistas vão oferecer cursos, oficinas e rodas de conversa em diversos locais (confira a programação abaixo). A ação é construída em parceria com a Prefeitura Municipal de Cavalcante-GO.
A ideia é que o Fórum seja um espaço de diálogo entre a UnB e a sociedade, para que possam construir ações conjuntas a partir de demandas territoriais. Aberto a todos, o encontro deve envolver lideranças comunitárias, gestão pública, setor da educação e outros movimentos representativos da região. Na ocasião, será eleito o Conselho Estratégico do Território Kalunga, com participação de moradores.
A programação do evento inclui oficinas de reciclagem, observação astronômica e biodiversidade, cursos sobre saúde da população negra e gestão da água e rodas de conversa sobre gênero e cinema e plantas medicinais.
REPE – A partir da perspectiva de expansão territorial da Universidade, surgiu a Rede de Polos de Extensão (REPE), oficializada em abril de 2022. A resolução, aprovada pela Câmara de Extensão (CEX), estabelece a REPE como um Programa de Ação Contínua gerido pelo DEX. A ideia é integrar projetos que já são realizados e estimular a criação de novas propostas. Hoje, 61 projetos atuam nos cinco Polos de Extensão. A Rede deve integrar ações interdisciplinares de extensão, articulada com ensino e pesquisa.
Além do Território Kalunga (que está nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, em Goiás), a UnB tem Polos de Extensão na Cidade Estrutural, Paranoá, Recanto das Emas e Chapada dos Veadeiros (em Alto Paraíso, Goiás).
AGENDA – O Polo UnB Recanto das Emas já realizou um Fórum Sociocultural em agosto. O Fórum do Polo da Chapada dos Veadeiros vai acontecer nos dias 28 e 29 de setembro, e o do Paranoá, em 5 de novembro. O Fórum Sociocultural da Cidade Estrutural ainda não tem data marcada.
Veja a programação completa: