O Decanato de Extensão e a Diretoria de Difusão Cultural (DDC/DEX) divulgaram na última terça (21) o edital do Programa Casas Universitárias de Cultura 2021 (CUC). O edital vai selecionar projetos de extensão em diversas áreas para atuar na Casa da Cultura da América Latina (CAL), na Casa Niemeyer e no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo). O objetivo é oferecer cursos, seminários, residências, exposições, apresentações e eventos artísticos e culturais à comunidade.
O DEX também publicou outros editais com vigência para o ano de 2022 como forma de integrar as ações estratégicas da extensão. Em todos os casos, as inscrições de propostas começam no dia 03 de janeiro de 2022 e vão até o dia 21 do mesmo mês. Confira o edital completo.
O edital do Programa Casas Universitárias de Cultura vai selecionar projetos de extensão com atuação em 13 áreas diferentes, que incluem Arquitetura, Meio Ambiente e Preservação, Artes Visuais, Dança e Teatro, entre outras. A escolha de atuação nas Casas de Cultura deverá respeitar o perfil de cada uma delas e deverá vir expressa no corpo do projeto, bem como dentro do SIGAA no campo Espaço de Realização.
Serão concedidas até 60 bolsas de extensão, com vigência de dez meses, a partir de março de 2022 e término em dezembro de 2022.
Em 2021, 8 projetos participaram do edital, abarcando as áreas de Teatro, com oficinas e jogos do Teatro do Oprimido para mulheres; Contação de Histórias, com sessões de histórias e oficinas para formar novos contadores de histórias; Design, com palestras de designers atuando em diferentes frentes de trabalho; Artes Visuais, com a exposição VISATUAL e com o curso "Expressão estudantil dentro da sala de aula", vinculado ao projeto Viaje a la Semilla; Comunicação, com o projeto Batalha da Escada, produzindo conteúdo audiovisual sobre Hip Hop e universidade; e Mediação Cultural, com atividades formativas para as Casas Universitárias de Cultura.
"Todos esses projetos realizados em 2021 foram remotos, devido à pandemia da covid-19. Para 2022, continuaremos recebendo propostas em formato remoto, mas também esperamos propostas híbridas e presenciais. Caso haja necessidade de retornarmos totalmente ao formato remoto, os projetos poderão ser readequados", conta Flávia Narita, diretora de Difusão Cultural.
As ações de extensão devem obedecer a Resolução da Câmara de Extensão (CEX) 1/2020. É importante lembrar que não há trâmite pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), somente no SIGAA. O Decanato de Extensão (DEX) também preparou uma cartilha com orientações para a submissão de propostas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA).
SUBMISSÃO – No SIGAA, as propostas de extensão estão divididas em alguns tipos: projeto, programa – composto de, no mínimo, três projetos –, curso, evento, produto – decorrente de atividades de extensão –, e prestação de serviço. Depois de finalizado o cadastro e o projeto submetido à aprovação, a proposta recebe o status “Aguardando aprovação dos departamentos”. Assim, o coordenador de extensão deverá dar a autorização para que a proposta siga o fluxo.
Após a autorização, a proposta assume o status “Submetida” no SIGAA. A partir de então, a DTE realiza, em até dois dias úteis, a análise técnica e devolve ao proponente para editar, caso a proposta precise de ajustes, ou distribui a proposta para avaliação da proposta pelo Comitê de Extensão.
Na avaliação, é importante que o projeto cumpra diversos critérios, entre eles o protagonismo discente, com pelo menos um estudante indicado como membro da equipe executora, e o envolvimento da comunidade externa nas atividades de extensão.
Com a proposta aprovada, ela adquire o status “Em Execução”, “Aprovado sem recursos” ou “Aprovado com recursos”. Em seguida, será possível inserir os planos de trabalho dos membros da equipe. No caso de cursos e eventos, será possível abrir as vagas e habilitar as inscrições do público.
Durante a realização das ações de extensão, o coordenador deverá enviar o Relatório Parcial de Atividades de Extensão e, após o término, terá até 30 dias para enviar o Relatório Final de Atividades de Extensão. O não envio impedirá a submissão de novas propostas e a participação em editais lançados pelo DEX.
O SIGAA também permite a renovação simplificada de ações após o término: por três vezes no caso dos programas, e uma única vez no caso dos projetos.
Para cadastrar uma proposta, basta fazer o seguinte caminho no SIGAA: Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Submissões de propostas → Submeter proposta.
As propostas devem ser submetidas no mínimo 15 dias úteis antes do início de sua realização e devem ser executadas dentro de um mesmo ano.
EXTENSIONISTAS – A carga horária docente para a extensão não pode ser superior a 48 horas mensais. É necessário ter discente de graduação na equipe, e sua carga horária não pode ser superior a 15h.
Caso o projeto não tenha bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área dos membros de equipe, como voluntários ou outras funções disponíveis. O caminho a ser seguido é: Portal do docente → Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar Equipes Organizadoras.
No caso dos projetos com bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área do plano de trabalho e/ou na área de equipe. Os bolsistas podem ser cadastrados apenas na área de plano de trabalho, enquanto os voluntários, em qualquer uma das duas, ou em ambas.
RENOVAÇÃO – A renovação pode acontecer quando a ação estiver com o status “Concluída” no SIGAA. Para um projeto ser considerado concluído, deve-se cadastrar o relatório final da ação. Se o projeto possuir bolsistas, eles devem fazer o relatório de discente no SIGAA, e o coordenador da ação deve aprovar ou reprovar o relatório.
Para cadastrar relatório final do projeto, o caminho é: Portal do docente → Extensão → Relatórios → Relatórios de Ações de Extensão.
Dúvidas sobre o cadastramento de propostas no SIGAA podem ser tiradas pelo DTE/DEX pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Confira a apresentação dos Editais DEX 2022: