Inscrições para os editais PIBEX, dos Polos de Extensão e das Casas Universitárias de Cultura devem começar em janeiro 

joomla destaques editais2022

Evento será transmitido pelo YouTube. Assista

 

Como forma de integrar as ações estratégicas da extensão, o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) vai publicar nesta terça-feira (21) sete editais com vigência para o ano de 2022. O foco está na ampliação das oportunidades de bolsas, com aumento no número de programas e projetos contemplados. 

 

O evento também terá uma Mesa Redonda sobre financiamento da educação superior com a participação dos professores Franklin Matos Silva Júnior (UFSB) e Hélder Eterno da Silveira (UFU). A transmissão será pelo canal da Extensão no YouTube, a partir das 10h. Assista

 

Na ocasião, serão lançados os editais do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), dos Polos de Extensão e das Casas Universitárias de Cultura (CUC). As inscrições de propostas começam no dia 3 de janeiro de 2022. 

 

“O objetivo é facilitar o engajamento da comunidade e aumentar a longevidade do período de concessão de bolsas aos projetos contemplados”, explica Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão. 

 

“Como o SIGAA está preparado para receber projetos apenas nos limites do ano fiscal, precisamos ajustar todas as ações de extensão para iniciarem os seus trabalhos o quanto antes e, assim, lançar os Editais o mais cedo possível pode contribuir para o aumento do período de vigência e também de financiamento das ações”, completa. 

 

EDITAIS – Com um aumento de mais de 15% na quantidade de bolsas em relação ao ano de 2021, edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) vai conceder até 560 bolsas para fomentar a participação de estudantes em Projetos de Extensão de Ação Contínua (Peac).

 

“Com esse quantitativo, hipoteticamente, conseguimos atender à totalidade de projetos e programas hoje cadastrados no SIGAA, com ao menos uma bolsa de extensão. Caso não haja esse quantitativo de propostas recebidas, o número total de bolsas será remanejado entre os participantes”, diz Pilati. 

 

Para ampliar a presença da Universidade de Brasília no Distrito Federal e entorno, também serão lançados cinco editais de apoio a projetos de extensão com atividades desenvolvidas no Recanto das Emas, Cidade Estrutural, Paranoá, território Kalunga e Chapada dos Veadeiros. A ideia é integrar projetos que já são realizados e estimular a criação de novas propostas. Serão aprovados dez projetos em cada Polo, 50 no total.

 

“Estamos trazendo nos editais a ideia de rede”, explica Rogério Ferreira, diretor de Desenvolvimento e Integração Regional. “A Rede de Polos de Extensão deve ser oficializada como Programa Estratégico ainda em janeiro”. 

 

Atualmente, o desafio é que cada um dos Polos tenha espaço físico de referência. O Polo do Paranoá deve ter espaço inaugurado em breve, o Polo Kalunga, em Cavalcante, funcionará no espaço da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Polo UnB Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, está sendo viabilizado em parceria com o Centro UnB Cerrado. 

 

Na área da cultura, o edital Programa Casas Universitárias de Cultura 2022 (CUC) vai selecionar projetos de extensão em diversas áreas para atuar na Casa da Cultura da América Latina (CAL), na Casa Niemeyer e no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo). O objetivo é oferecer cursos, seminários, residências, exposições, apresentações e eventos artísticos e culturais à comunidade.

 

Ao longo da próxima semana, serão publicadas matérias detalhadas sobre cada um dos editais. 

 

Participe do evento de lançamento dos editais da Extensão para 2022: 

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.