Evento será transmitido pelo YouTube. Assista.
Como forma de integrar as ações estratégicas da extensão, o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) vai publicar nesta terça-feira (21) sete editais com vigência para o ano de 2022. O foco está na ampliação das oportunidades de bolsas, com aumento no número de programas e projetos contemplados.
O evento também terá uma Mesa Redonda sobre financiamento da educação superior com a participação dos professores Franklin Matos Silva Júnior (UFSB) e Hélder Eterno da Silveira (UFU). A transmissão será pelo canal da Extensão no YouTube, a partir das 10h. Assista.
Na ocasião, serão lançados os editais do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), dos Polos de Extensão e das Casas Universitárias de Cultura (CUC). As inscrições de propostas começam no dia 3 de janeiro de 2022.
“O objetivo é facilitar o engajamento da comunidade e aumentar a longevidade do período de concessão de bolsas aos projetos contemplados”, explica Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão.
“Como o SIGAA está preparado para receber projetos apenas nos limites do ano fiscal, precisamos ajustar todas as ações de extensão para iniciarem os seus trabalhos o quanto antes e, assim, lançar os Editais o mais cedo possível pode contribuir para o aumento do período de vigência e também de financiamento das ações”, completa.
EDITAIS – Com um aumento de mais de 15% na quantidade de bolsas em relação ao ano de 2021, edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) vai conceder até 560 bolsas para fomentar a participação de estudantes em Projetos de Extensão de Ação Contínua (Peac).
“Com esse quantitativo, hipoteticamente, conseguimos atender à totalidade de projetos e programas hoje cadastrados no SIGAA, com ao menos uma bolsa de extensão. Caso não haja esse quantitativo de propostas recebidas, o número total de bolsas será remanejado entre os participantes”, diz Pilati.
Para ampliar a presença da Universidade de Brasília no Distrito Federal e entorno, também serão lançados cinco editais de apoio a projetos de extensão com atividades desenvolvidas no Recanto das Emas, Cidade Estrutural, Paranoá, território Kalunga e Chapada dos Veadeiros. A ideia é integrar projetos que já são realizados e estimular a criação de novas propostas. Serão aprovados dez projetos em cada Polo, 50 no total.
“Estamos trazendo nos editais a ideia de rede”, explica Rogério Ferreira, diretor de Desenvolvimento e Integração Regional. “A Rede de Polos de Extensão deve ser oficializada como Programa Estratégico ainda em janeiro”.
Atualmente, o desafio é que cada um dos Polos tenha espaço físico de referência. O Polo do Paranoá deve ter espaço inaugurado em breve, o Polo Kalunga, em Cavalcante, funcionará no espaço da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Polo UnB Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, está sendo viabilizado em parceria com o Centro UnB Cerrado.
Na área da cultura, o edital Programa Casas Universitárias de Cultura 2022 (CUC) vai selecionar projetos de extensão em diversas áreas para atuar na Casa da Cultura da América Latina (CAL), na Casa Niemeyer e no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo). O objetivo é oferecer cursos, seminários, residências, exposições, apresentações e eventos artísticos e culturais à comunidade.
Ao longo da próxima semana, serão publicadas matérias detalhadas sobre cada um dos editais.
Participe do evento de lançamento dos editais da Extensão para 2022: