O I Encontro de Estudantes Extensionistas da Universidade de Brasília dá início às atividades da 19ª Semana Universitária (Semuni) na manhã da próxima segunda-feira (23). O evento é um ampliação da antiga Mostra Pibex e passa a agregar outras atividades, além da exposição dos projetos de extensão da UnB. A iniciativa é gratuita, aberta ao público e acontece no campus Darcy Ribeiro. Na segunda, as atividades acontecem no Bloco de Salas de Aula Norte (BSAN). Na terça (24), no Pavilhão Anísio Teixeira (PAT).
Coordenador de Acompanhamento e Avaliação das Atividades de Extensão na Diretoria Técnica de Extensão (DTE), Éder Santos explica que o Encontro de Estudantes Extensionistas aperfeiçoa a proposta anteriormente realizada na Mostra Pibex.
“A mostra essencialmente divulgava os projetos de extensão. Já o encontro tem uma dimensão mais complexa e integrada, no formato das comunicações orais, grupos de trabalho e palestra”.
O coordenador reforça o convite para que toda a comunidade participe do evento. “Para o estudante extensionista, esse é o momento de mostrar o trabalho que ele vem realizando no projeto e o aprendizado adquirido. Para os demais estudantes e comunidade externa, essa é a oportunidade de conhecer os serviços que a UnB tem prestado à sociedade”, destaca Éder Santos.
Entre os destaques do encontro está a palestra do professor da UnB Márcio Florentino, diretor da Interfoco no Decanato de Extensão (DEX). Na segunda-feira (23), às 16h30, ele falará sobre Repolitização da universidade na América Latina. Florentino substitui o convidado inicialmente anunciado na programação, o educador mexicano Imanol Ordorika Sacristán, que não comparecerá ao evento.
Durante o encontro, o público terá oportunidade de conhecer projetos de extensão da UnB que acontecem em diversas regiões do Distrito Federal e Entorno, incluindo algumas atividades de alcance nacional.
PROGRAMAÇÃO – A abertura do encontro acontece na segunda-feira (23), às 8h30, no Bloco de Salas de Aula Norte (BSAN), com presença da reitora Márcia Abrahão, da decana de Extensão, Olgamir Amância, e de membros do Ministério Público do Trabalho (MPT). O dia terá atividades mais voltadas para o edital Programa de Extensão em Educação, Trabalho e Integração Social, certame que resulta de acordo entre a UnB e o MPT.
No segundo dia do evento, as atividades acontecem no Pavilhão Anísio Teixeira (PAT). Haverá exposição de banners dos diversos editais lançados pelo Decanato de Extensão como o Pibex (01/2018), AgroBrasília (2017 a 2019), Polo Estrutural (2017 a 2019) e Casas de Cultura (2018 e 2019), além de grupos de trabalho que relacionam a extensão e suas oito áreas temáticas: Educação, Saúde, Tecnologia e Produção, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Trabalho e Meio Ambiente.
>> Confira a programação completa
A exposição de banners será feita por mais de 250 projetos de extensão da UnB, com objetivo de divulgar junto ao público em geral as ações realizadas pela Universidade junto à sociedade. Docente do Departamento de Odontologia, Soraya Leal coordena iniciativa que oferece atendimento odontológico a gestantes cujo pré-natal é realizado no Hospital Universitário de Brasília (HUB).
“Realizamos uma consulta de avaliação da saúde bucal da gestante. Caso ela precise, oferecemos tratamentos de atenção primária, para evitar risco de infecção e inflamação durante a gravidez”, explica a docente Soraya Leal. O projeto atualmente engloba 12 estudantes da graduação e integrará a exposição de banners do encontro.
Outro exemplo que integra a exposição é o Meninas na Computação, cuja proposta é estimular alunas da rede pública do Distrito Federal a ingressar nas chamadas ciências duras. Além da exposição de banners, o encontro traz atividades de comunicação oral e grupos de trabalho, que serão integrados por estudantes extensionistas previamente cadastrados e poderão ser assistidos pelo público em geral.
Como resultado dos grupos de trabalho haverá a elaboração da Carta dos Estudantes Extensionistas da UnB. O objetivo do documento é que os estudantes possam expressar, a partir de suas vivências, um posicionamento sobre o papel e o potencial da extensão para a sociedade. A carta também pode apontar sugestões e ideias relacionados à educação e à extensão, funcionando como um instrumento de participação cidadã ativa dos acadêmicos.
SOBRE – O I Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB é realizado pelo Decanato de Extensão com objetivo de proporcionar aos estudantes um espaço de reflexão sobre a extensão universitária e seu papel na integração da universidade com a sociedade.
A abertura oficial da 19ª Semana Universitária está prevista para começar às 18h, no auditório da ADUnB, campus Darcy Ribeiro. A palestrante convidada é a filósofa Viviane Mosé.