Depois da realização de Fóruns regionais nos cinco Polos que compõem a Rede de Polos de Extensão (REPE), o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) organiza o I Fórum Sociocultural Geral, que vai acontecer no dia 15 de dezembro de 2022, nos auditórios da Faculdade de Ciências da Saúde (FS).
O Fórum será um espaço para troca de experiências entre os projetos participantes dos Polos de Extensão e membros das comunidades local e acadêmica a respeito dos trabalhos realizados nos territórios ao longo do ano.
O evento tem natureza dialógica com formação de Grupos de Trabalho, contando com apresentações artístico-culturais oriundas das diferentes comunidades que compõem a Rede de Polos de Extensão da UnB. Serão apresentados aos participantes do evento os Conselhos Estratégicos Locais eleitos em cada território, as demandas territoriais construídas nos Fóruns Locais, bem como os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2022, projetando possibilidades para 2023.
A finalidade é, a partir das demandas territoriais elencadas nos eventos regionais, fomentar o diálogo entre todas as pessoas que compõem a Rede, buscando gerar possibilidades de comunidade e universidade construírem e desenvolverem projetos coletivamente. Além disso, será eleito o Conselho Estratégico Geral da REPE.
“A ideia é oportunizar troca de saberes acerca das demandas de cada território, bem como a construção de projetos geridos coletivamente por universidade e sociedade. Aqueles que não participam diretamente da Rede também são muito bem-vindos ao evento, visto que a troca de conhecimentos que se espera alcançar certamente ganhará em profundidade com a diversidade de olhares que se fizer presente nas rodas de conversa”, convida Rogério Ferreira, Diretor de Desenvolvimento e Integração Social do DEX.
A Rede de Polos de Extensão (REPE) é um Programa de Ação Contínua gerido pelo DEX. A ideia é integrar projetos realizados nos cinco Polos: Cidade Estrutural, Recanto das Emas, Paranoá, território Kalunga (que está nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, em Goiás) e Chapada dos Veadeiros (em Alto Paraíso, Goiás). Hoje, 61 projetos atuam nos cinco Polos de Extensão.
Programação
9h - Apresentação Cultural 1
Participação de artistas locais do Polo Paranoá/Itapoã
9h20 - Abertura
Prof. Enrique Huelva, Vice-Reitor da UnB
Prof. Olgamir Amancia, Decana de Extensão
10h às 12h - Rodas de Conversa em Grupos de Trabalho (GTs)
Questão orientadora: O que Universidade e sociedade podem construir juntas?
GT 1: Educação, Cultura e Arte
Mediação: Profa. Paula Gomes
GT 2: Saúde e Qualidade de Vida
Mediação: Profa. Lívia Barreto
GT 3: Direitos Humanos, Gênero e Raça
Mediação: Profa. Elizabeth Mamede
GT 4: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agroecologia
Mediação: Profa. Maria Fernanda Ferreira
GT 5: Turismo, Esporte, Gestão de Território e Habitação
Mediação: Profa. Erondina Azevedo
13h40 - Apresentações Culturais 2 e 3
Participação de artistas locais dos Polos Recanto das Emas e Estrutural
14h20 - Relatoria dos GTs e apresentação dos Conselhos Estratégicos Locais
16h - Apresentação "A Rede de Polos de Extensão da UnB: panorama atual e perspectivas futuras"
Prof. Rogério Ferreira (DDIS/UnB)
Profa. Silvia Ribeiro (DDIS/UnB)
16h30 - Eleição do Conselho Estratégico Geral da REPE
16h50 - Apresentações Culturais 4 e 5
Participação de artistas locais dos Polos Kalunga e Chapada dos Veadeiros
17h30 - Encerramento e Coffee Break