Abertura do I ConVIDA LATINA acontece no SCS, no dia 26 de abril

MicrosoftTeams image

Buscando dar visibilidade à Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB) e ao seu acervo, em especial sua coleção inicial, estreitar os laços com as Embaixadas dos países da América Latina e promover eventos e discussões sobre latinidades por meio de fruição de suas artes e culturas, a CAL promoverá, entre os dias 26 de abril e 15 de maio de 2023, o evento ConVIDA LATINA, em parceria com a Secretaria de Assuntos Internacionais (INT). A abertura do evento ocorrerá dia 26 de abril, na Casa da Cultura da América Latina, no Setor Comercial Sul, às 9h30.

A Casa da Cultura da América Latina (CAL) é uma das Casas Universitárias de Cultura do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília. É um importante espaço de estudo, pesquisa, difusão e preservação do patrimônio cultural e artístico da Universidade de Brasília e vem promovendo as culturas ibero, latina e africana, em diversas vertentes e linguagens.

O evento contará com a participação das Embaixadas de Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, México, Panamá e Paraguai, contribuindo com obras de arte, culinária e indumentária típicas.

A Embaixada de Cuba participará também com apresentações de trabalhos do escultor José Villa Soberón, que está desenvolvendo uma residência artística em Brasília e presenteará a UnB com uma escultura a ser montada durante a residência "Cuba, Darcy e sua UnB".

O evento também terá a participação de estudantes indígenas da UnB em apresentações culturais e na mesa-redonda que discutirá "América Latina, Democracia e Artivismo", com falas de Fabiana Kokama (IL), Jacques Novion (ELA/ICS) e Leandro Grass (IPHAN).

Neste mesmo dia, às 16h00, acontece também a abertura da exposição virtual "Coleção Inicial/CAL-UnB: despertando o olhar para as coleções da UnB", um projeto financiado pela FAPDF, com curadoria das professoras Maria do Carmo Couto, Cristina Dunaeva e Adriana Clen (VIS/IdA).

A programação conta ainda com oficinas de dança, papel machê e canto improvisado, além de visita às galerias da CAL para conhecer algumas das obras de nosso acervo e dos acervos das embaixadas.

“Confiram nossa programação para o próximo dia 26 e venham conhecer a CAL, a Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, e (usu)fruir um pouco das artes e culturas latino-americanas. Essa celebração das latinidades se estenderá até dia 15 de maio, com oficinas artístico-culturais”, convida Flávia Narita, diretora de Difusão Cultural do DEX (DDC/DEX).

As inscrições podem ser feitas pelo SIGAA, e os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo Sympla.

Confira a programação:

Mesa de abertura
Diretora de Difusão Cultural, Decana de Extensão, Secretário de Assuntos Internacionais, Vice-Reitor e Reitora.

10h

Dança Cultural que fala sobre a origem dos Povos Indígenas Ticuna Magüta e Toré Ritual/dança circular dos povos originários do Nordeste do Brasil (povo Atikum e povo Pankararu), realizadas pelos alunos indígenas da Universidade de Brasília.

Mesa-Redonda - América Latina e Democracia: possibilidades e artivismo
Fabiana Kokama, Jacques Novion e Leandro Grass.

Residência Artística: Cuba, Darcy e sua UnB
Com José Villa Soberón.

12h
Abertura das Exposições
Falas dos representantes das Embaixadas.

Galeria de Bolso
Peças brasileiras do acervo CAL (arte indígena).

Galeria CAL (subsolo)
Peças da Coleção Inicial do acervo CAL
(países da América Latina).

Galeria Acervo (2º andar)
Peças emprestadas das Embaixadas.

13h - 14h
Intervalo para almoço
Venda de comidas típicas da Colômbia e El Salvador.

14h - 15h30
Oficinas
Papel machê, dança e canto improvisado.

Apresentações artísticas de canto improvisado e duo Sertânico

16h
Abertura da Exposição Virtual (Projeto FAPDF)
Nelson Inocêncio e Maria do Carmo Couto.

16h30 - 18h
Visita às exposições