Sobre a Diretora de Desenvolvimento e Integração Social - DDIS/DEX (Gestão 2025-2028)

 

 

 Fernanda

 

Profa. Dra. Fernanda Natasha Bravo Cruz

 

Professora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas (GPP/FACE) e do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), nos programas de pós-graduação acadêmicos em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) e Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI). Pesquisadora colíder do Laboratório de Pesquisas sobre Ação Pública para o Desenvolvimento Democrático (LAP2D), e do Laboratório de Gestão de Políticas Penais (LabGEPEN), nos quais também realiza iniciativas de extensão. Diretora adjunta da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP - 2019-2021; 2023-2025). Foi visiting fellow na SciencesPo - Paris. É membro da International Public Policy Association (IPPA). Pós-doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas. Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, pela área de pesquisa Políticas e Gestão Pública para o Desenvolvimento (PPGDSCI/CEAM/UnB). Mestra em Sociologia Política (PPGSP/UFSC), pela linha de pesquisa Movimentos Sociais, Participação e Democracia. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Franca). Atuou como consultora técnica em temas de participação política e cooperação internacional para a OPAS/OMS e o Ministério da Saúde do Brasil. Seus estudos e ações extensionistas são interdisciplinares em ciências humanas e ciências sociais aplicadas, considerando dinâmicas transversais da ação pública, participação política, redes de políticas públicas, movimentos sociais, fóruns híbridos, instrumentos de ação pública, direitos humanos, meio ambiente e desenvolvimento. 

 

Agenda da Diretora: confira aqui!

 


 

Coordenações DDIS/DEX

 

Coordenação Estratégica de Formação e Articulação Social - CEFAS

Coordenadora: Bruna Cristina M. Ribeiro

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Coordenação Estratégica de Ações e Publicações de Extensão - CEAPE

Coordenadora:

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Estrutura, Atribuições e Competências da Diretoria de Desenvolvimento e Integração Social - DDIS/DEX

 

À Diretoria de Desenvolvimento e Integração Social (DDIS) competem as funções a seguir estabelecidas, as que lhe forem delegadas e outras relacionadas à sua área de atuação:

 

  • fomentar, coordenar e avaliar a implantação e o desenvolvimento de ações de extensão – projetos, programas, cursos e eventos –, visando à integração e ao desenvolvimento social; 
  • fomentar, pela extensão, processos de formação acadêmica de natureza crítico-social; 
  • fomentar articulação social, comunitária e territorial em perspectiva inclusiva, buscando permanentemente efetivar o papel social da universidade; 
  • fomentar produção acadêmica de natureza extensionista a fim de divulgar e fortalecer ações voltadas à integração e ao desenvolvimento social.

 

À Coordenação Estratégica de Formação e Articulação Social (CEFAS) competem as funções a seguir estabelecidas, as que lhe forem delegadas e outras relacionadas à sua área de atuação:

 

 

  • fortalecer e gerenciar a Rede de Polos de Extensão, por meio de Programas integrados, visando promover articulação social, comunitária e territorial, valorizando ações compartilhadas, dando publicidade ao conjunto de ações da Rede e garantindo a representatividade das comunidades envolvidas; 
  • promover diálogo entre universidades, setores governamentais e não governamentais em todo o território nacional, especialmente na região Centro-Oeste, objetivando o desenvolvimento coletivo de ações integradas de extensão; 
  • organizar processos de formação acadêmica por meio do desenvolvimento de componentes curriculares de natureza extensionista, dando ampla publicidade aos mesmos tanto no âmbito da comunidade da Universidade de Brasília quanto da comunidade externa; 
  • fomentar a participação da Universidade de Brasília no Projeto Rondon, bem como coordenar suas atividades no âmbito da universidade; 
  • estimular e criar estrutura adequada para a realização de Fóruns, reuniões e eventos nos Polos de Extensão e na Rede de Polos de Extensão, visando ao desenvolvimento e à integração social das ações de extensão; 
  • estimular, viabilizar e acompanhar a execução de ações, projetos e programas contextualizados na Rede de Polos de Extensão, com elaboração e apresentação de relatórios, visando à transversalidade do conhecimento, à valorização dos saberes locais, às interfaces acadêmicas e à sustentabilidade das ações implementadas.

 

À Coordenação Estratégica de Ações e Publicações de Extensão (CEAPE) competem as funções a seguir estabelecidas, as que lhe forem delegadas e outras relacionadas à sua área de atuação:

 

 

  • desenvolver ações estratégicas de extensão por meio da elaboração de editais, chamadas públicas e apoio a eventos que tenham como objetivo o desenvolvimento e a integração social; 
  • divulgar e apoiar a execução de ações estratégicas de extensão externas à Universidade de Brasília que sejam aplicáveis à Diretoria, como editais nacionais e internacionais de fomento, chamadas públicas regionais e eventos locais que busquem a articulação social, comunitária e territorial; 
  • coordenar o planejamento e a execução técnica de publicações de natureza acadêmico-extensionista em diferentes formatos – revista, livro, vídeo, artigo, documento, entre outros – objetivando promover qualidade científica, comunicação integrada e popularização da extensão universitária; 
  • manter a memória e dar publicidade às ações e publicações de extensão no âmbito da Diretoria, com a finalidade de promover tanto a transparência quanto a integração do conjunto de atividades realizadas.

 

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