Realizado entre 29 de agosto e 2 de setembro, evento tem centenas de atividades gratuitas e abertas para toda a comunidade

arte header semana2022 v3

 

As inscrições para a 22ª edição da Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB) estão abertas. O evento acontece entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro em todos os campi da UnB – Darcy Ribeiro, na Asa Norte, Planaltina, Ceilândia e Gama. Serão mais de 800 atividades presenciais, gratuitas e abertas para todos os públicos: minicursos, oficinas, workshops, palestras, exposições, rodas de conversa, entre outras.

 

A Semana Universitária terá como temas o centenário de Darcy Ribeiro e as comemorações dos 60 anos da UnB. “Darcy Ribeiro é um dos fundadores da Universidade de Brasília. Como ele gostava de dizer, a UnB era uma "filha querida". Isso quer dizer que, metaforicamente, o DNA de Darcy Ribeiro está no DNA da nossa universidade”, diz o professor Alexandre Pilati, decano de Extensão.

 

De acordo com circular conjunta do DEX e DEG, as aulas estarão suspensas entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, período de realização da Semuni.

 

Depois de duas edições realizadas em formato remoto, a Semuni volta a ser presencial. Entre os destaques, a Faculdade UnB Ceilândia (FCE/UnB) oferece mais de 70 atividades, a Faculdade UnB Gama (FGA/UnB), 45 atividades e a Faculdade UnB Planaltina (FUP), mais de 20 atividades. A maior parte delas acontece nos campi das cidades satélites.

 

Todas as outras Unidades administrativas – Biblioteca Central, Secretaria de Comunicação, entre outras – e acadêmicas – Faculdades e Institutos – da UnB também têm programações ricas. Os destaques serão publicados ao longo do mês.

 

>> CONFIRA TODAS AS PROGRAMAÇÕES DA SEMUNI 2022 <<

 

“Esse é o maior valor da Semuni presencial: a celebração do retorno seguro à convivialidade”, avalia Pilati. “É fundamental entender que o valor do retorno ao convívio presencial será ainda mais importante do que quaisquer possibilidades de alcance facilitado de público ou de palestrantes que as atividades remotas acabam proporcionando”.

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – Antes mesmo da abertura oficial, a Semuni começa com a 1ª Corrida e Caminhada UnB/HUB, realizada pela UnB em parceria com o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o Sesc-DF. A corrida é uma ação em comemoração aos 60 anos da UnB e aos 50 anos do HUB. A largada está marcada para às 8h do domingo (28/08), e as inscrições estão abertas.

 

A cerimônia de abertura da Semana Universitária terá apresentação cultural da Agrupação Teatral Amacaca, resultado do III Concurso de Fotografia de Extensão e a mesa redonda Universidade de Darcy Ribeiro desde a perspectiva indígena, com a participação dos professores indígenas Altaci Corrêa (IL) e Gersem Baniwa (ICS), da escritora afroindígena Verenilde Pereira e do influencer e estudante indígena Oziel Ticuna. A abertura começa às 17h da segunda-feira (29/08) no auditório do Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo).

 

A terça-feira (30/08) é dia do IV Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB, com apresentações de banner, exposição de produtos, apresentações culturais e artísticas, comunicações orais e palestra. O encontro acontece durante o dia inteiro no Pavilhão Anísio Teixeira (PAT).

 

A Conversa com a Reitora acontece na quarta-feira (31/08), e vai reunir a reitora da UnB, Márcia Abrahão, com estudantes de ensino médio de escolas do DF e Entorno. O evento começa às 10h30 no Anfiteatro 9.

 

A Quinta-feira Cultural acontece no dia 1º de setembro em diversos locais, e vai contar com atividades como a Rádio Beijoca, o CineClube Beijódromo, o Karaokê da DDC e apresentações musicais de mulheres compositoras da UnB. Confira a programação completa.

 

Para o encerramento da Semuni, na sexta-feira (02/09), o DEX promove a mesa redonda Educação na América Latina hoje: a universidade necessária, com os professores Soraya Soubhi Smaili e Francisco Tamarit. Vai ser às 10h, no auditório do Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo).

 

Promovida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG/UnB), a tradicional Mostra de Cursos vai acontecer entre terça e quinta-feira (nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro), das 08h às 17h30, no Pavilhão João Calmon (PJC). A Mostra é aberta para todos, principalmente para estudantes do ensino médio que tenham interesse em conhecer a oferta de cursos de graduação da Universidade de Brasília.

 

INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO – Para receber certificado de participação o estudante precisa estar inscrito e ter sua frequência atestada. As atividades são gratuitas e os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA). Para realizar a inscrição, basta se cadastrar no sistema e acessar a lista de atividades. O DEX criou um tutorial explicando o passo a passo para a inscrição.

 

Confira abaixo o passo a passo para se inscrever em cursos e eventos de extensão:

 

inforgraficoextensao 2022 Recuperado

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.