Submissão de propostas para o evento vai até 1 de junho. Semuni acontece entre 28 de agosto e 2 de setembro

Depois de duas edições realizadas em formato remoto, a Semana Universitária da Universidade de Brasília vai voltar a ser presencial. O evento acontece entre 29 de agosto e 2 de setembro em todos os campi da UnB, e será gratuito e aberto a toda a comunidade. Nesta quarta-feira (6), o Decanato de Extensão (DEX) publicou o edital de apoio à participação dos docentes e técnico-administrativos no Programa Especial da Semuni.

 

Esta edição fará referência tanto ao centenário de Darcy Ribeiro quanto às comemorações dos 60 anos da UnB. “Darcy Ribeiro é um dos fundadores da Universidade de Brasília. Como ele gostava de dizer, a UnB era uma "filha querida". Isso quer dizer que, metaforicamente, o DNA de Darcy Ribeiro está no DNA da nossa universidade”, diz o professor Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão.

 

“O que a Semuni pretende, fazendo referência ao centenário de Darcy, é discutir, a partir das perspectivas de diversas áreas do conhecimento, os problemas brasileiros em um ano tão importante quanto esse de 2022. Pensar, por exemplo, qual é o conceito de independência, o que é ser moderno, o que é ser uma universidade democrática em uma cidade como a de Brasília e que projeto nacional queremos”, explica.

 

INSCRIÇÕES – Os professores e técnicos têm até 1 de junho para propor atividades para a Semuni. Estudantes também podem propor ações através dos Centros Acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), desde que sejam coordenados por docentes ou técnicos, ou sejam apresentadas diretamente ao DEX e aprovadas pela Câmara de Extensão (CEX).

 

As ações de extensão devem obedecer a Resolução da Câmara de Extensão (CEX) 1/2020. O trâmite acontece apenas pelo módulo Extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O manual de utilização do SIGAA pode ser consultado aqui.

 

Para auxiliar as Unidades no planejamento e execução das atividades da Semuni, o DEX vai disponibilizar recursos – bolsas e custeio – de acordo com o número de ações institucionalizadas na Semana Universitária de 2021. Os bolsistas serão selecionados pelo DEX por meio de Chamada Pública e destinados às Unidades. O DEX também vai oferecer formação aos bolsistas por meio das plataformas “Aprender” (moodle), Microsoft Teams e Youtube.

 

As Unidades acadêmicas também ficam responsáveis por compilar todas as atividades aprovadas no SIGAA, como uma proposta geral da Unidade. A planilha deve ser enviada ao DEX entre os dias 13 e 17 de junho.

 

A programação da Semana Universitária será divulgada no dia 1 de agosto, mesmo dia em que começam as inscrições ao público geral, também feitas pelo SIGAA. O certificado de participação pode será emitido pelo mesmo Sistema.

 

Detalhes sobre a Mostra de Cursos, organizada pelo DEG, e sobre o Congresso de Iniciação Científica, pelo DGP, serão divulgados oportunamente pelos próprios organizadores.

 

O edital do Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB, que também será realizado durante a Semuni, será divulgado pelo DEX em breve. É obrigatória a participação de todos os bolsistas contemplados nos editais de extensão de 2021 e 2022.

 

RETORNO PRESENCIAL – Depois de dois anos com atividades remotas, a extensão volta ao presencial, um elemento essencial para o fazer extensionista. “Esse é o maior valor da Semuni presencial: a celebração do retorno seguro à convivialidade”, avalia Pilati. “Talvez tenhamos menos atividades propostas, mas é fundamental entender que o valor do retorno ao convívio presencial será ainda mais importante do que quaisquer possibilidades de alcance facilitado de público ou de palestrantes que as atividades remotas acabam proporcionando”.

 

Com a volta da presencialidade, as Unidades deverão priorizar a utilização dos espaços próprios para as suas atividades, bem como pelos equipamentos e materiais necessários, que não serão fornecidos pelo DEX.

 

A reserva das salas de aula e Anfiteatros do ICC, incluindo 9 e 10, Ceubinho e Udefinho, PJC, PAT, BSA Norte e Sul e Teatro de Arena deve ser solicitada junto ao DEX por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 20 de maio.

 

 

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.