Centenário de Paulo Freire será lembrado em atividades em defesa da Universidade Pública; Semuni tem 1500 atividades com inscrições abertas

Haddad

Ex-ministro da Educação Fernando Haddad fará palestra de abertura da Semuni. 

 

A 21ª Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB) começa nesta segunda (27) e vai marcar posição em defesa da educação e da democracia. Logo na abertura, será realizado um ato político envolvendo educadores, parlamentares e líderes estudantis. Convidado especial, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad fará a palestra de abertura da Semuni. Ambos os eventos serão transmitidos ao vivo e podem ser assistidos no canal da UnBTV no Youtube. 

 

A programação começa na segunda-feira (27), a partir das 9h30, com um ato político em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade, além de uma celebração do Centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. 

 

O ato vai contar com a presença de diversas personalidades, além de líderes políticos e estudantis. O atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o filósofo, professor e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro fará uma fala, assim como Flávia Calé, presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). O evento também terá falas de reitores de diversas Universidades, como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Federal de Brasília (IFB). Os estudantes também estão representados por Bruna Brelaz, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) e pelo DCE/UnB. 

 

Alguns parlamentares também estão presentes, caso da Senadora Leila Barros (Cidadania), da presidenta da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa, deputada Arlete Sampaio (PT), além dos deputados distritais Leandro Grass (REDE) e Fábio Félix (PSOL), ex-alunos da UnB. 

 

“Realizar a abertura da Semana Universitária com um ato político envolvendo educadores, estudantes, parlamentares, gestores, representantes de movimentos sociais, é uma excelente oportunidade de compartilhamento de análises e perspectivas distintas sobre a realidade da educação superior, nos marcos da política ultraliberal em curso. O compartilhamento de pensamentos e opiniões está em sintonia tanto com o que nos ensina Paulo Freire”, diz a decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia. 

 

“O ato se inspira nas premissas do diálogo e da insurgência diante do instituído, na capacidade crítica e criativa dos sujeitos, na liberdade de sonhar e criar, especialmente na possibilidade de intervir e transformar a realidade. Visa instigar os participantes da Semuni,  a partir de diferentes leituras de mundo, a lutarem para que a educação superior seja assumida politicamente como bem social e direito universal. Para a UnB, a realização  desse ato se traduz em um manifesto em defesa da educação pública”, continua. 

 

A partir das 19h30, a palestra de abertura terá a presença do ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Ele vai falar sobre a importância da Universidade Pública brasileira no enfrentamento das crises contemporâneas e na construção de uma sociedade melhor.

 

Haddad foi ministro da Educação entre 2005 e 2012, quando saiu do cargo para disputar a prefeitura de São Paulo, cargo que ocupou até 2016. Também foi candidato à presidência da República em 2018. Haddad é professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) desde 1997. 

 

Durante sua gestão no MEC, foram criadas 18 novas universidades federais e 173 campus universitários, além de 360 institutos federais. O número de universitários saltou de 505 mil para 932 mil entre 2003 e 2014. O então ministro também implementou o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudos em instituições privadas de ensino a alunos de baixa renda ou egressos do sistema público e também fortaleceu o FIES, reduzindo os juros e estendendo o prazo de carência. 

 

Na época, o MEC também criou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concentrando vagas de todas as universidades federais e outras estaduais, ampliando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e democratizando o acesso ao ensino superior. 

 

SEMUNI – A Semana Universitária acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro de forma remota. Serão mais de 1500 atividades, a maior parte ao vivo. As inscrições estão abertas e as atividades serão transmitidas por meio dos canais da CAL, UnBTV e Extensão no YouTube: Semana UnB e Salas 01, 02, 03 e 04.

 

A Semana Universitária terá como tema central o centenário de Paulo Freire. As programações de todas as unidades acadêmicas e administrativas da UnB podem ser acessadas no site do Decanato de Extensão (DEX).

 

Pela segunda vez, o formato das atividades será totalmente virtual, em função da pandemia do novo coronavírus. A programação diversificada do evento se mantém, com mais de 1500 atividades que promovem a extensão universitária. Utilizando a plataforma StreamYard, as ações serão realizadas entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro. Webinários; palestras e oficinas online; apresentações de trabalho ao vivo e gravadas são algumas das atrações desta edição.

 

A Faculdade UnB de Ceilândia (FCE/UnB), por exemplo, oferece mais de 100 atividades, a Faculdade de Saúde (FS), 69, e a Faculdade de Tecnologia (FT), mais de 80. Essas programações incluem oficinas, minicursos, palestras e rodas de conversa, entre atividades gravadas e ao vivo.

 

>> Confira todas as programações da Semuni 2021

 

INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO – Todas as atividades ficarão disponíveis nos canais do YouTube para o público, mas para receber certificado de participação o estudante precisa estar inscrito e atestar sua frequência. As atividades são gratuitas e os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA) e preencher os formulários de frequência que estarão disponíveis nas descrições dos vídeos ou nos chats das atividades ao vivo. 

 

Para realizar a inscrição, basta se cadastrar no sistema, acessar a lista de atividades gerais e buscar as ofertas de cada uma das unidades. O DEX criou um tutorial explicando o passo a passo para a inscrição.

 

>> Confira o tutorial das inscrições

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.