Semana Universitária acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro; participe pelos canais da Extensão no YouTube

Destaque Portal UnB Positivo

 

A Semana Universitária 2021 vai ser boa para todos que gostam de arte. O evento, que acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro de forma remota, terá ações da Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX), além de propostas do Instituto de Artes (IdA), Instituto de Psicologia (IP), Faculdade de Comunicação (FAC), Faculdade de Educação (FE), Biblioteca Central (BCE), entre outros. As inscrições estão abertas e as atividades serão transmitidas por meio dos canais da CAL, UnBTV e Extensão no YouTube: Semana UnB Salas 01, 02, 03, 04, 05 e 06

 

“A programação da DDC para a Semana Universitária 2021 engloba ações de Coletivos parceiros da Casa da Cultura da América Latina (CAL), rodas de conversa com extensionistas de projetos participantes do nosso edital Casas Universitárias de Cultura (CUC) 04/2021, debate com representantes dos coletivos da CAL e da Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR), apresentações selecionadas pela convocatória para formação de acervo de arte performática digital e apresentações do Coro Hamaca”, conta Flávia Motoyama Narita, diretora de Difusão Cultural. 

 

“Além disso, nossa equipe está no apoio das diversas ações que professores do Instituto de Artes (IdA), Instituto de Psicologia (IP), Faculdade de Comunicação (FAC) e Faculdade de Educação (FE) estarão realizando como parte das ações do edital CUC 04/2021. Estamos muito contentes com a programação artístico-cultural e formativa!”, completa.

 

>> Confira todas as programações da Semuni 2021

 

DESTAQUES – Na terça (28), o coletivo No Setor vai discutir as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 às indústrias criativas e culturais e aos artistas e profissionais do setor no DF. A mesa Resiliência Cultural - “Impactos e Desafios da Pandemia na Cultura do Distrito Federal – Perspectivas e Desafios” vai contar com a participação do deputado Fábio Félix e será transmitida a partir das 14h. 

 

A DDC também vai apresentar a Exposição Blocação Carnavalesca, com obras do artista Tiago Botelho sobre o Carnaval. As obras abordam diferentes visões relativas ao carnaval brasileiro, suas cores, formatos e expressões. A abertura da exposição acontece na segunda (27), às 14h, com a presença de Juliana Pagul, coordenadora do coletivo Rede Carnavalesca. 

 

Para debater a cultura como forma de resistência e luta contra o conservadorismo, as desigualdades sociais e a negação da ciência, o DEX também apresenta a mesa Cultura e Vida Brasileira, com a participação de Richard Santos, Sérgio Duboc e Leci Brandão. O evento será transmitido na quinta-feira (30), a partir das 19h.

 

A Biblioteca Central (BCE) traz duas atividades sobre Histórias em Quadrinhos. Na segunda (27), às 16h, será possível conversar com o convidado Matheus Calci sobre a história e as características de HQs de diversos países do mundo. Na sexta (01/10), o papo será sobre os quadrinhos nigerianos, com o mesmo convidado. A BCE também oferece atividades sobre ilustração digital, pintura e RPG. 

 

Além de atividades sobre cinema e produção audiovisual, a Faculdade de Comunicação (FAC) fará dois painéis sobre Hip Hop e produção cultural no DF. Nos dias 27 e 28/09, a Batalha da Escada vai promover dois debates focando na ocupação dos espaços da  Universidade e no protagonismo das juventudes periféricas na produção cultural. 

 

O Instituto de Artes terá ampla programação cultural, com atividades dos Departamentos de Música, Design, Artes Visuais e Cênicas. O Grupo Imagens e(m) Cena apresenta um recital baseado em leituras de cartas escritas por membros do coletivo para o educador Paulo Freire em homenagem ao seu centenário. É na terça (28), às 19h. 

 

Na segunda (27), às 16h, também tem a Mesa-Redonda Processos de Produção de Zine, sobre a idealização, organização, produção, criação e circulação de zines, uma publicação para autores e artistas independentes. Na sexta (01/10), às 14h, será possível participar de uma visita guiada de duas webexposicões com obras e artistas do acervo da Casa da Cultura da América Latina (CAL). A primeira será uma conversão para o digital da exposição Relatos Subvertidos realizada em 2018. A segunda será desenvolvida com o acervo de arte popular da CAL.

 

Pra quem gosta de música, o professor Bruno Mangueira, do Departamento de Música, apresenta a Série Entrevistas LGMP: guitarra elétrica na música brasileira e no jazz. O evento contará com a participação de cinco renomados guitarristas e docentes de diferentes regiões do país, como Renato Bandeira, Djalma Lima, Budi Garcia, Fernando Corrêa e Lula Galvão. Serão abordadas perspectivas de formação, atuação profissional, ensino e pesquisa relacionados à guitarra elétrica, visando à difusão do conhecimento e memória neste campo. As entrevistas serão transmitidas de segunda a sexta, às 19h. "Teremos a oportunidade de contar com alguns dos principais guitarristas brasileiros em atividade, atuantes em diferentes vertentes na MPB, na música instrumental brasileira e no jazz, sendo alguns também professores no ensino superior. A participação de Lula Galvão, em especial, nos deixou muito felizes, não somente por seu destaque internacional, ao lado de artistas como Rosa Passos, Ivan Lins e Guinga, mas por ser natural de Brasília — hoje radicado no Rio de Janeiro — e nascido no mesmo ano da fundação da UnB, 1962", destaca Bruno Mangueira. 

 

“Esperamos que essa programação enriqueça a agenda da Semuni para nossa comunidade, trazendo reflexões sobre o potencial da arte e da cultura para uma formação crítica, mais humanizada e libertadora, como advogava Paulo Freire, cujo centenário de nascimento celebramos”, diz Flávia.

 

“A participação de nossos parceiros (FUNDAR e Coletivos CAL) na programação reflete nosso desejo de constante diálogo com as diversas comunidades com as quais trabalhamos, buscando dar voz e visibilidade a essas ações que não apenas têm impacto nas comunidades diretamente envolvidas, mas também em nossa (trans)formação como seres humanos mais (cons)cientes de nossas relações no mundo, com o mundo e com os outros, como também lembrava Paulo Freire”

 

INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO – Todas as atividades ficarão disponíveis nos canais do YouTube para o público, mas para receber certificado de participação o estudante precisa estar inscrito e atestar sua frequência. As atividades são gratuitas e os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA) e preencher os formulários de frequência que estarão disponíveis nas descrições dos vídeos ou nos chats das atividades ao vivo. 

 

Para realizar a inscrição, basta se cadastrar no sistema, acessar a lista de atividades gerais e buscar as ofertas de cada uma das unidades. O DEX criou um tutorial explicando o passo a passo para a inscrição.

 

>> Confira o tutorial das inscrições

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.