Conferência Nacional Popular de Educação será realizada nos dias 25, 26 e 27 de agosto

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2021, a UnB vai realizar uma etapa da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). A conferência vai discutir, entre outros temas, os planos de educação e avaliar e monitorar o seu cumprimento. O evento será totalmente remoto e a transmissão será realizada pelo canal da Extensão no YouTube.

 

O evento será composto por seis mesas redondas com a participação de representantes da UnB, GDF e entidades do campo educacional e movimentos sociais em defesa da educação. Confira aqui a programação completa.

 

“Na etapa da Conape/UnB esperamos grandes contribuições, com propostas de combate a um pacote de maldades contra a educação pública e aos serviços públicos. Não tenho dúvidas que a UnB terá papel de destaque na construção de boas políticas educacionais e fundamentalmente na defesa do Plano Distrital de Educação/PDE e do Plano Nacional de Educação/PNE” diz Júlio Barros, representante do Fórum Distrital de Educação (FDE).

 

A etapa nacional da Conape é organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e vai acontecer nos dias 10 e 12 de junho de 2022, em Natal, Rio Grande do Norte. O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) é uma articulação de entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, que pauta a luta pela educação pública, inclusiva e de qualidade social.

 

O evento também pretende sinalizar os pontos relevantes na elaboração de um novo plano nacional de educação, que tem vigência até 2024.

 

“A Conape, não somente nos tempos pandêmicos, é um espaço fundamentalmente de resistência a toda uma política negacionista, que está sendo responsável por quase 600 mil mortes. Isso, obviamente pela negação da ciência, e de cortes orçamentários gigantescos na área da educação e das áreas sociais”, diz Barros.

 

O tema da Conape 2022 é Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as. O lema é Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire.

 

O evento é composto por seis eixos que vão dirigir os debates, contando com a participação de escolas, sindicatos, universidades, entre outros.

 

EIXO I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira;
EIXO II – PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação;
EIXO III – Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão;
EIXO IV – Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
EIXO V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social;
EIXO VI – Construção de um projeto de nação soberana e de Estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.