DEX e DEG publicam circular para incentivar a participação no evento que ocorre entre 27/09 e 01/10

Para orientar a participação da comunidade acadêmica nas atividades da Semana Universitária da UnB, o Decanato de Extensão (DEX) e o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) publicaram nesta terça (17) uma circular reforçando a importância da não realização de avaliações e atividades síncronas durante o período.

“Como definido no calendário acadêmico, e reafirmado na circular conjunta DEG/DEX, toda a comunidade acadêmica deverá se envolver com as atividades preparadas para a Semuni: teremos aproximadamente 1600 atividades, dessas, mais de 1300 serão ao vivo. Isso significa que não haverá espaço para qualquer outra agenda fora dessa programação”, explica a decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia.

Assim como em 2020, a 21ª Semana Universitária será totalmente remota, devido à pandemia da Covid-19. O tema desta edição, que ocorre entre os dias 27/09 e 01/10, é o centenário do educador Paulo Freire.

Serão mais de mil atividades como mesas-redondas, debates, oficinas, cursos e apresentações artísticas, todas certificadas pelo Decanato de Extensão.

“A diversidade de atividades mostra a riqueza das ações. A Semuni se revela momento singular da formação acadêmica pela oportunidade de compartilhamento com diferentes sujeitos a partir de diversos campos do conhecimento”, diz.

É importante que os estudantes de graduação estejam liberados das aulas para participarem das atividades, seja como membro da equipe executora, seja como público participante, ambos os casos certificados pelo DEX.

As expectativas da decana para a segunda edição realizada de forma remota são grandes. “Ainda que o momento obrigue o afastamento físico impedindo o encontro mais próximo, as plataformas digitais têm possibilitado ampliar a participação. Este ano, teremos mais de 400 atividades acima do total alcançado na edição passada. Além do aumento do quantitativo e da qualidade criativa das atividades, temos também uma melhor convivência das pessoas com o mundo digital. Isso nos leva a acreditar que haverá uma participação muito maior tanto da comunidade interna quanto externa à UnB”, diz.

“Quem participou da edição passada viu como foi inovadora, criativa e prazerosa a Semuni 2020, agora certamente iremos ousar muito mais”, completa.