Evento irá reunir docentes responsáveis por projetos e criará interlocução com o TJDF

intro artigo juventude

No âmbito da construção de uma parceria com o TJDFT, O Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) realizará, no dia 14/05 de 2021,

o I Seminário interno de iniciativas para a Infância e a Juventude da Universidade de Brasília.

O objetivo do evento é reunir as diversas iniciativas existentes nas unidades acadêmicas da UnB que trabalham com temáticas relacionadas à Infância e à Juventude para apresentarem seus trabalhos, projetos e interesses nessa temática. O evento ocorrerá de 9h às 12h, por meio da plataforma TEAMS, em endereço a ser divulgado oportunamente.

A Decana de Extensão, Profa. Olgamir Amancia,  ressalta que o evento irá “trazer para a centralidade das discussões e ações essa temática que é estratégica, pois das pesquisas realizadas é patente a compreensão que o chamado “cidadão do futuro” será construído desde já. Desde o momento do seu nascimento e no seu desenvolvimento humano.”

Além de ser um momento de aproximação e apresentação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão já existentes na UnB relacionados à temática. Assim, o DEX pretende criar interlocução entre os projetos da Universidade com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do DF, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios - TJDFT. Assim, espera-se promover políticas internas, definir estratégias de fomento, criar unidade entre as ações e estimular a criação de novos projetos em áreas afins à Infância e à Juventude. A expectativa é que a UnB e o TJDFT assinem em breve um termo oficializando o convênio para garantir e incentivar o fluxo de ações em parceria.

De acordo com o Juiz Coordenador da Infância e da Juventude do DF, Dr. Renato Rodovalho Scussel, o contato com a UnB é fundamental, pois a universidade é “um celeiro de conhecimentos, competências e iniciativas que podem lançar luz sobre  questões sociais, fomentar novas abordagens e instrumentalizar o exercício da nossa missão. Em termos práticos, a universidade pode nos apoiar com estudos, pesquisas e aplicação de seus resultados; projetos preventivos e interventivos em diversas áreas; construção do observatório da infância e da juventude e uma série de ações elencadas no termo de cooperação técnica que será celebrado.”

Acerca da aproximação com o TJDFT, a Profa. Olgamir Amancia ressalta que o “diálogo certamente promoverá impactos sobre a formação dos estudantes e sobre a percepção dos que atuam nesse espaço de gestão e garantia dos direitos”.

Como participar

Estão convidados a participar todos os profissionais, grupos, núcleos e projetos de pesquisa e/ou extensão que atuam no tema. Para apresentar suas propostas, projetos e ações durante o evento, basta preencher o formulário que se encontra no link: https://forms.gle/AhdaTVQ7J5RRgeSDA. O prazo para preenchimento do formulário de inscrição é 10/05/2021.

“Além de marcar o início de uma parceria promissora com a UnB, a expectativa para esse primeiro encontro é de estreitarmos os laços com a comunidade acadêmica e darmos largada a uma jornada de trabalho”, afirma o Dr. Renato Rodovalho Scussel. Para conhecer melhor a Rede Solidária Anjos do Amanhã (RSAA), os interessados podem acessar o site: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/anjos

A grade de programação (provisória) do evento é a seguinte:

9h às 9h20 - Sessão solene de abertura

9h20 às 10h - Apresentação Coordenadoria da Infância e da Juventude do DF, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios - TJDFT

10h às 11h30 - Apresentação de Projetos (10-15 minutos para cada)

11h30 às 12h - Debates e encaminhamentos

A depender do número de inscritos, a atividade poderá desdobrar-se em dois momentos, sendo o segundo previsto para o dia 21/05/2021.