Lei distrital n° 6.792/21, de autoria do deputado Leandro Grass, foi sancionada e institui o novo nome em homenagem ao famoso arquiteto

Fachada da Casa Niemeyer, espaço cultural gerido pela Cal/UnB.

 

A Estação BRT Sul agora é Estação Casa Niemeyer do BRT. A lei distrital n° 6.792/21, de autoria do deputado Leandro Grass, foi sancionada e institui o novo nome em homenagem ao famoso arquiteto. Tal iniciativa é um meio de valorização do espaço cultural e ratifica a Casa Niemeyer como importante ponto turístico e parada obrigatória no roteiro cultural de Brasília. Para quem ainda não conhece, a Casa Niemeyer é um espaço de arte contemporânea da Universidade de Brasília ligado à Diretoria de Difusão Cultural (DDC/DEX/UnB).

 

A Estação do BRT-Sul fica localizada na Epia, em frente à Quadra 26 do Park Way, próxima à A Casa Niemeyer, que foi doada para a UnB em 1980. O espaço cultural Casa Niemeyer foi projetado pelo arquiteto para ser a moradia dele e da família durante o tempo em que morou na cidade. Desde 2017, é gerida pela DDC/DEX e recebe exposições e eventos.

 

Até o momento, o espaço permanece fechado para visitações. No entanto, é possível acompanhar a última exposição da Casa, “Triangular – Arte deste Século”, na modalidade virtual. Eleita em 2019 a melhor mostra coletiva do ano pela enquete pública promovida pela Revista Select, a mostra de arte contemporânea conta com mais de 100 obras de artistas brasileiros.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.