Café com Europa trouxe para debate a ocupação dos espaços públicos e os desafios urbanísticos da capital. Encontro vai até esta quinta-feira (24)

Na abertura do encontro, na tarde desta quarta-feira (23), a reitora Márcia Abrahão destacou a forte relação entre a Universidade e a cidade que a abriga. Imagem: Reprodução

Os 60 anos de Brasília e as perspectivas para o futuro da cidade inspiraram o seminário Café com Europa, uma das atividades da Semana de Universitária da Universidade de Brasília. O evento integra também a programação da Semana da Europa, organizada pela União Europeia e representações de países do continente. Na abertura do encontro, na tarde desta quarta-feira (23), a reitora Márcia Abrahão destacou a forte relação entre a Universidade e a cidade que a abriga.

 

>> Confira aqui a programação da 20ª Semana Universitária 

 

"A UnB sempre esteve envolvida nas discussões sobre o futuro da capital, incluídas aí – e muito fortemente – as que dizem respeito à arquitetura", comentou. "O debate sobre a ocupação dos espaços públicos, a preservação do projeto original e sobre os desafios urbanísticos associados ao papel de uma região metropolitana envolvem muitos de nossos docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes", disse. Na UnB, o seminário foi organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

 

Na saudação inicial, o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, mencionou que a Semana da Europa está celebrando o 60º aniversário de Brasília. "Brasília foi saudada no mundo todo como uma expressão modernista, mas, acima de tudo, mostrou que, quando os seres humanos trabalham juntos, não há limite para o que pode ser alcançado", disse.

 

Para a presidente da Eunic (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) em Brasília, Aleksandra Luszczynska, o seminário representa uma oportunidade de cada participante e ouvinte resgatar a sua própria história com a cidade. "Estamos também em uma Semana da Europa totalmente renovada, integralmente digital", acrescentou, em referência às condições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

 

O seminário, que tem mais atividades na tarde desta quinta-feira (23), está sendo mediado pela jornalista Conceição Freitas, conhecida por suas crônicas sobre Brasília. A atividade pode ser acompanhada aqui

 

Confira a íntegra do seminário:

 

Leia também:

>> 19ª edição do Boletim Coes apresenta novos dados sobre a pandemia e impacto na comunidade internacional 

>> Encerramento da Semuni discute rumos para construção de um país mais justo

>> Noam Chomsky torna-se Doutor Honoris Causa da UnB na abertura da Semuni

>> Igualdade de gênero é tema de debate internacional

>> Programa institucional Viva Bem terá atividades on-line

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> Projeto mapeia cadeias alternativas de distribuição de alimentos saudáveis e sustentáveis durante a pandemia

>> Congresso internacional vai discutir o ensino de português como segunda língua para surdos

>> Projetos da UnB de combate à covid-19 têm financiamento aprovado em edital

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> UnB avança em todos os indicadores de ranking internacional

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.