A UnB vai realizar nesta segunda (15/6), das 8h às 18h, o Webinário Os desafios da extensão universitária a partir da Covid-19, com objetivo de reafirmar os princípios e as concepções da extensão universitária e analisar os desafios frente à pandemia covid-19. O evento é fruto de parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Colégio de Pró-reitores de Extensão das IFES (COEX) da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). A transmissão será pelo canal da UnBTV no YouTube.
O seminário é parte dos debates permanentes realizados entre pró-reitores que buscam compartilhar experiências e responder às demandas da extensão, como no caso específico da Covid-19.
Para Olgamir Amancia, o maior desafio é adequar as atividades de extensão a uma realidade de distanciamento físico. “Considerando que a interação dialógica é uma característica fundamental da extensão e que o uso das plataformas digitais limita esta interação, diria que este é o nosso principal desafio”, afirma. “Isso se agrava ainda mais quando se observa que o diálogo da extensão é feito especialmente com grupos sociais mais fragilizados economicamente e que, por isso mesmo, têm menos acesso à equipamentos e redes”.
Estão programadas quatro mesas virtuais com professores de diversas universidades do país. A primeira, Pandemia e Extensão: politização do contexto, mediada pela decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia, terá participação de Cibele Rizek, professora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP).
A segunda mesa, Pandemia: afirmação dos princípios da Extensão, terá a presença de figuras importantes na história da extensão: Volnei Garrafa, decano de Extensão da UnB entre 1985 e 1989 e professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), e Sandra de Deus, pró-reitora de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A discussão da terceira mesa, Pandemia: questões acadêmicas da extensão, será com os professores Naomar de Almeida Filho (UFBA/USP) e Daniel Pansarelli (UFABC). Um dos maiores desafios da extensão no momento será discutido na última mesa, Inserção Curricular da Extensão no desafio das atividades remotas, com Marcelo Leão (UFRPE) e Márcia Rangel (UFBA).
“Como alcançar a sociedade em geral e a comunidade acadêmica sem abandonar os fundamentos e princípios da extensão?”, questiona Olgamir. “Buscamos coletivamente construir estratégias para a formação acadêmica de nossos estudantes em tempos de pandemia.”
Programação
08h – Abertura
Prof. João Sales (Andifes)
Profª Olgamir Amancia Ferreira (UnB/COEX/Andifes)
Profª Adriana Marmori Lima (UNEB/FORPROEX)
08h30-10h – Mesa 1: Pandemia e Extensão: Politização do contexto
Mediadora: Profª Olgamir Amancia (UnB/COEX/Andifes)
Palestrante: Profª Cibele Rizek (USP)
Sistematização: Raiane Patrícia Severino Assumpção (UNIFESP)
10h15-12h – Mesa 2: Pandemia: Afirmação dos princípios da Extensão
Mediadora: Profª Claudia Mayorga (UFMG)
Palestrantes: Prof. Volnei Garrafa (UnB)
Profª Sandra de Deus (UFRGS)
Sistematização: Prof. Flavi Ferreira Lisboa Filho (UFSM)
14h-15h45 – Mesa 3: Pandemia: Questões acadêmicas da Extensão
Mediadora: Profª Ana Livia de Souza Coimbra (UFJF)
Palestrantes: Prof. Naomar de Almeida Filho (UFBA/USP)
Prof. Daniel Pansarelli (UFABC)
Sistematização: Profª Maria Santana Milhomem (UFT)
16h-17h45 – Mesa 4: Inserção Curricular da Extensão no desafio das atividades remotas
Mediador: Prof. Hélder Eterno da Silveira
Palestrantes: Prof. Marcelo Leão (UFRPE)
Profª Márcia Rangel (UFBA)
Sistematização: Profª Nadege da Silva Dantas (UFCG)
17h45-18h – Encerramento
Sistematização final: Profª Fabiana Dultra Britto (UFBA)