O Decanato de Extensão da UnB apresentou, na última terça (9/6), o Webinário UnB Perto de Você, sobre o papel e os desafios da extensão universitária na construção de soluções para o enfrentamento das diversas crises instaladas pela pandemia da COVID-19. O evento pode ser assistido na íntegra no canal do Youtube da UnBTV.
Parte da programação da 5ª edição do UnB Perto de Você, o Webinário foi parte da programação da Marcha Virtual pela Vida, manifestação em defesa da vida, da saúde e do SUS, da solidariedade, do meio ambiente, da democracia, da ciência e da educação. A marcha é organizada pela Frente pela Vida, movimento conduzido por diversas entidades, entre elas a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Webinário – Olgamir Amancia, decana de Extensão da UnB, comemorou a retomada do projeto durante o período de isolamento social. “Que a gente possa continuar realizando essa aproximação cada vez maior com a comunidade na expectativa de levar tudo aquilo que nós produzimos”, disse.”Lembrando que tudo que fazemos é a partir dessa interlocução com a sociedade”.
O Webinário contou com a participação de sete projetos de extensão que atuam durante a pandemia, e tentam dar respostas e contribuir para que a comunidade possa enfrentar o momento.
O projeto Ações de Extensão do sub-Comitê Acadêmico do Plano de Contingência da Covid-19 na UnB foi apresentado pela professora Maria Hosana Conceição. O projeto tem o intuito de colaborar nas ações de prevenção contra a Covid-19 no âmbito da comunidade acadêmica a partir de lives com questões demandas por estudantes.
Cinara Barbosa, coordenadora de extensão do Departamento de Artes Visuais, convidou docentes e estudantes para desenvolver o projeto Ações em arte nos tempos da Covid-19. “De que forma podemos levar a arte para a casa das pessoas?”, questiona.
Na esteira da Agenda 2030, o Programa Estratégico UnB 2030 tenta fazer a ponte entre as discussões globais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a transformação social que a Universidade persegue. O coordenador do projeto, Thiago Gehre, disse que o desafio é alcançar a comunidade no contexto de pandemia. “Como fazer extensão nesse contexto?”, questionou. O projeto produz vídeos e textos para o instagram, e, segundo o professor Gehre, a ideia é que o produto final seja uma espécie de documentário que preserve a memória institucional.
Criado a partir de um grupo de pesquisa de seis professora da Faculdade de Ceilândia (FCE), o projeto Infecção por coronavírus: a informação objetiva e precisa é o melhor remédio visa elaborar e disseminar informações objetivas sobre temas relacionados à saúde. “O volume de informações é muito grande, e existem informações falsas. Nós buscamos disponibilizar informações acessíveis, compreensíveis, e que terão impacto no cuidado com a saúde”, explicou a professora Emília Vitória da Silva, coordenadora do projeto.
O projeto Gincana Virtual da Fonoaudiologia UnB: atualidade em Saúde, Pesquisa e Educação é voltado para estudantes do curso de Fonoaudiologia, da FCE. “Esse projeto surgiu de uma preocupação relacionada aos aspectos negativos da saúde mental em tempos de isolamento social”, contou a professora Isabella Monteiro.
Coordenadora da Universidade do Envelhecer (UniSER), Margô Karnikowski lamentou o fato de não poder atuar com o público do projeto nos tempos atuais. A UniSER é um programa de extensão da UnB destinado a pessoas acima dos 45 anos. Sua finalidade é contribuir para o despertar dos alunos na valorização do ensino, do aprendizado, da convivência em grupo e da integração como instrumentos para melhoria da qualidade de vida.
Completando seis anos em 2020, a UniSER tem atuado através de lives pela internet. O projeto vai realizar também cinco minicursos de temas específicos do interesse dos mais de 400 alunos. “Precisamos ser criativos e pensar em uma forma de valorizar e motivar essas pessoas”, disse Margô.
A professora Izabel Cristina Rodrigues convidou o público para o curso Vigilância Sanitária em tempos de pandemia, no dia 8 de julho. Segundo ela, a atividade de extensão foi desenhada para qualquer pessoas que tenha, no mínimo, fundamental completo. O curso será certificado pelo DEX, e terá 160h. As inscrições estão abertas.