Estudantes aprendem que autoconhecimento é fundamental para escolhas da vida. Palestra sobre orientação vocacional integra Semana Universitária

Palestra sobre orientação vocacional atrai estudantes do ensino médio e da graduação. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

Feche os olhos e imagine seu futuro local de trabalho. Como é? Grande, em um edifício comercial? Pequeno e acolhedor ou domiciliar, em teletrabalho? E quanto aos colegas? Você trabalha em equipe? Ou você se imagina trabalhando sozinha? Essas provocações fizeram parte da oficina sobre orientação profissional intitulada Pensando no seu futuro: o que deve ser considerado no momento de fazer sua escolha profissional, ministrada por seis integrantes da empresa júnior Praxis, ligada ao Instituto de Psicologia (IP) da UnB.

 

A oficina é parte da programação da Semana Universitária e ocorreu na tarde desta terça-feira (25), no auditório do IP, no campus Darcy Ribeiro. Desenvolvida prioritariamente para estudantes do ensino médio da rede pública, a atividade também contou com a presença de graduandos da Universidade de Brasília. Ludimila Martins, 16 anos, estava na palestra. Ela veio em uma excursão com outros 40 colegas de uma escola pública em Unaí para acompanhar as atividades oferecidas ao público naquele dia.

 

Aluna do terceiro ano do ensino médio, a estudante está convicta de que quer cursar Psicologia. Ela decidiu participar da oficina justamente para ter contato com graduandos da área. “É a primeira experiência desse tipo que tenho”, comenta. A psicologia foi essencial para Ludimila em um momento de sofrimento, por isso, ela atribui muita relevância à profissão. A estudante já chegou com planejamento bem estruturado sobre o futuro: quer fazer graduação, mestrado e doutorado na área.

 

Durante a atividade, os palestrantes explicaram alguns objetivos da orientação profissional: expandir autoconhecimento, promover conhecimento das profissões e mercado de trabalho, desenvolver autonomia, auxiliar na escolha e estabelecer metas. 

Integrante da Praxis e estudante do oitavo semestre de Psicologia, Vitória Lima falou ao público da oficina sobre a importância de planejar uma possível carreira. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

ETAPAS – “Conhecer a si mesmo é um grande passo para a escolha profissional”, afirmou Karoline Angelo, 21 anos, do sétimo semestre de Psicologia. Ela esclareceu que o autoconhecimento é um processo, não algo que se alcance em uma tarde. 

 

Além disso, o estudante precisa acionar a curiosidade e o interesse em temas relacionados às profissões almejadas. Deve buscar informação sobre o funcionamento dos cursos, a nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o ranking das universidades e as disciplinas que fazem parte da grade curricular, por exemplo.

 

“Uma forma de o estudante conhecer os cursos ofertados na UnB é acessar o sistema Matrícula Web”, sugere Ana Quezia Ferreira, 19 anos. Ela está no terceiro semestre de Psicologia, integra a Praxis, e também passou por orientação vocacional enquanto fazia cursinho pré-vestibular. Por algum tempo, ela quis cursar Direito, até chegou a se inscrever em uma faculdade privada. Depois da orientação, descobriu que seu rumo era outro.

 

Investigar as especificidades da profissão alvo de interesse também é preciso. Deve-se procurar saber como é o mercado de trabalho, qual o piso salarial e até as jornadas de trabalho. “É importante saber se a profissão e o estilo de vida da pessoa são compatíveis. Por exemplo, algumas profissões operam em regime de plantão, com jornada intercalada de 36 horas e de 12 horas. A pessoa precisa se perguntar se consegue e se quer trabalhar dormindo pouco”, detalha Karoline Angelo.

 

Feito o levantamento de informações, o estudante deve passar para a segunda etapa: elaborar um planejamento, embasado em escolhas práticas e realistas. E, então, definir objetivo e estabelecer metas para alcançá-lo. Para Moisés Amorim, 19 anos, do terceiro semestre de Psicologia e integrante da Praxis, a orientação vocacional foi essencial na hora de refinar opções. “Entendi mais sobre as profissões e as habilidades requeridas.”

 

Felipe Meireles, 24 anos, está no quinto semestre de Administração. Ele foi à atividade para avaliar se estava no rumo certo. Descobriu que sim. “O curso foi totalmente coerente com a proposta. Foi muito produtivo”, avaliou.

 

AUTONOMIA – Integrante da Praxis, a estudante do sexto semestre Miriã Carvalho, 22 anos, explica que a empresa júnior não oferta testes vocacionais entre os serviços prestados. “Trabalhamos a autonomia dos estudantes. Nossa metodologia envolve encontros pautados em dinâmicas e tarefas presenciais, com o orientador, e a distância, em casa, para promover reflexão entre os encontros”, explica. 

Em roda de conversa, participantes puderam compartilhar dúvidas e inseguranças. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

O serviço pode ser ofertado individualmente ou para grupos. Os estudantes também podem ter a oportunidade de fazer contato com algum graduando dos cursos pretendidos, para conhecer um pouco mais sobre as graduações. “Às vezes não saem com a escolha de curso, mas já identificam a área de conhecimento com a qual têm afinidade”, comenta Miriã.

 

INSERÇÃO NO MERCADO – Feita a escolha, o estudante enfrentará outros desafios rumo à carreira profissional. Uma delas é conseguir um estágio. Pensando nisso, a Praxis oferece outra atividade durante a Semana Universitária: o workshop Você no mercado: cuidados necessários na hora de elaborar seu currículo e dicas práticas sobre entrevista. Nele, serão abordados três eixos: elaboração de currículo, utilização da plataforma LinkedIn e dicas práticas sobre entrevista para vagas de estágio.

 

Com vagas esgotadas, o workshop acontece na tarde desta quinta-feira (27), na sala CSS 009/40, localizada no ICC Sul. Os participantes foram instruídos a levar seus currículos para que possam incluir as sugestões dos estudantes de Psicologia. Um dos pontos destacados por Miriã é que se deve desmistificar a ideia de fazer um único currículo. “É necessário adaptar, de acordo com a vaga pretendida”, pontua.

 

SAIBA MAIS – A Praxis é formada por graduandos de Psicologia na UnB, pautados pelo aconselhamento de um psicólogo formado. O objetivo da agência é promover a capacitação dos estudantes na área de empreendedorismo. Eles prestam serviços para indivíduos e empresas, geralmente em temas envolvendo psicologia organizacional, como processos seletivos e mapeamento de competências.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.