Há atividades no campus Darcy Ribeiro e na Faculdade UnB Ceilândia. Inscrições estão abertas em fluxo contínuo

Caloura na recepção da primeira turma de estudantes oriundos do Processo Seletivo para Pessoas Idosas. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Com aplicação do segundo Vestibular UnB 60mais se aproximando, os esforços da Universidade para apoiar os candidatos na preparação seguem a pleno vapor. A aplicação das provas da seleção voltada para pessoas idosas está agendada para 16 de junho e consiste em uma redação em língua portuguesa. Para estimular a criatividade para a escrita, o Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB/IP/UnB) criou o Projeto Vestibular RPG 60+, que se dá com apoio de jogos Role Playing Game, mais conhecidos pela sigla RPG. O projeto ocorrerá ao longo do ano e manterá as inscrições abertas em fluxo contínuo.

>> Cepe aprova, por unanimidade, a resolução que institui o processo seletivo 60mais na UnB

Criada no primeiro semestre de 2024, a ação tem apoio de editais do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), da Rede de Casas Universitárias de Cultura (Rede CUC) e do Polo de Extensão da Ceilândia (Repe). O projeto engloba quatro ações de extensão, coordenadas pelo docente Domingos Sávio Coelho: Textos autorais em jogo60+ jogos de criação de textos autorais; Vivências 60+; e (Re)Conhecendo a Universidade 60+. As atividades se diferenciam pelo campus de aplicação ou pelo foco pedagógico.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA – Segundo o coordenador do projeto, a ideia surgiu a partir do diálogo com pessoas que realizaram a primeira edição do vestibular destinado a pessoas idosas e relataram algumas dificuldades para escrever a redação. “Isso me despertou curiosidade, porque achei a iniciativa da UnB interessante. Logo pensei no meu trabalho com textos autorais, e na possibilidade de ajudar esses vestibulandos”, diz.

“Na redação do vestibular, é solicitado que as pessoas criem, mas existem várias regras a serem seguidas, como as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que podem travar o candidato e resultar na dificuldade relatada. E o RPG é justamente para isso: é um jogo no qual o participante precisa ser autoral e as regras são ajustáveis”, ressalta o coordenador.

>> Aprovados no primeiro processo seletivo UnB 60mais comemoram ingresso na graduação

“Eu não faço o jogo, os responsáveis são os estudantes da extensão. Eles criam o mundo, as regras, os personagens e decidem o momento que vão solicitar a redação aos participantes do projeto”, explica o docente Domingos Sávio Coelho. Foto: Arquivo pessoal

No projeto, os participantes vão criar mundos de RPG e regras de funcionamento, a partir de suas necessidades, relacionadas com as particularidades de cada um. De abril a julho, nas campanhas de jogos de RPG os participantes produzirão textos autorais para expressar sentimentos e pensamentos. Após esse período, de agosto a dezembro, a produção dos textos seguirá os padrões de redação da UnB. Nas ações Vivências 60+ e (Re)Conhecendo a Universidade 60+ o interesse é em questões de saúde mental e na história da UnB, respectivamente.

Domingo Sávio usa RPG em sala de aula nas disciplinas Introdução à Psicologia; Psicologia da Aprendizagem 1; e Tópicos em Aprendizagem. Em 2019, iniciou a abordagem pedagógica inspirado por uma discente, que apresentou um trecho narrativo de RPG para abordar o conceito da disciplina que cursava.

“Achei tão interessante que perguntei se ela me ensinaria para usar no semestre seguinte. No segundo semestre de 2019, comecei a aplicar na matéria e, há quase cinco anos, utilizo o RPG em sala de aula. Adoto a metodologia com os alunos das disciplinas e também na pesquisa e na extensão”, explica.

Nas sessões que já ocorreram, houve também a participação do docente da Faculdade UnB Planaltina (FUP) Djiby Mané, que trabalha com jogos africanos.

Para Domingos Sávio, o diferencial do jogo como maneira de aprendizagem é o foco no indivíduo junto à Psicologia. ”O interesse não é que a pessoa trabalhe com o meu conteúdo e, sim, entender como a Psicologia pode ajudar esse indivíduo”, destaca.

SONHO ANTIGO – Neuza do Socorro Gabriel Brandão, 62, é participante do projeto e destaca experiência positiva ao ter acesso a diferentes formas de conhecimento via RPG. Além do desejo que a acompanha desde a juventude de ingressar no curso de Serviço Social na UnB. “Participei de duas sessões de RPG, uma on-line e a outra presencial, e foi uma experiência maravilhosa. Foi minha primeira vez jogando RPG e fiquei extremamente animada”, conta.

A participante explica que as principais dificuldades que possui na redação são realizar um texto com coesão e organizar as ideias para a escrita de forma coerente. “O projeto me ajuda, justamente, a me soltar mais para a criação de uma redação. Por exemplo, depois que cada sessão finaliza a turma desenvolve um parágrafo da forma que vem nas nossas cabeças, com duas ou três palavras do que foi discutido na sessão”, afirma.

“Meu desejo é que esse projeto dure bastante tempo e que sirva para este semestre e os seguintes, porque a minha expectativa é realizar o vestibular, um sonho antigo que guardo. No decorrer da vida, optei pela dedicação ao casamento, à criação dos filhos e, agora que são adultos, o olhar volta para nós mesmos e a chama do sonho antigo se acende”, completa Neuza.

>> Leia também: Concurso literário da UnB reúne em livro contos de pessoas com mais de 45 anos

PARA PARTICIPAR – As inscrições são realizadas por meio de formulário on-line e ficarão abertas ao longo do ano. No total são 35 vagas destinadas a pessoas com 60 anos ou mais, que vão participar do Processo Seletivo para Pessoas Idosas da UnB.

As aulas devem ocorrer de forma remota e presencial no Polo Regional UnB Ceilândia e no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), localizado no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no Instagram @rpg_60_mais.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.