Catálogo reúne ações de extensão realizadas em regiões do DF e entorno

Com informações sobre os 57 projetos que atuam nos cinco Polos de Extensão da Universidade de Brasília, o Catálogo de Programas e Projetos da Rede de Polos de Extensão da Universidade de Brasília (REPE) foi publicado pelo Decanato de Extensão na última segunda (27).

>> ACESSE O CATÁLOGO E CONHEÇA OS PROJETOS <<

Os projetos têm temas como comunicação em saúde, autocuidado feminino, segurança alimentar, letramento racial e sustentabilidade.

A Rede de Polos de Extensão (REPE) foi oficializada em abril de 2022. A resolução, aprovada pela Câmara de Extensão (CEX), estabelece a REPE como um Programa de Ação Contínua gerido pelo DEX. A ideia é integrar projetos que já são realizados e estimular a criação de novas propostas. A Rede deve integrar ações interdisciplinares de extensão, articulada com ensino e pesquisa. O DEX também tem construído acordos com o poder público e a sociedade civil.

O DEX pretende consolidar a expandir os Polos de Extensão como espaços de diálogo entre a UnB e a sociedade, para que possam construir ações conjuntas a partir de demandas territoriais.

Os cinco Polos estão localizados na Chapada dos Veadeiros, território Kalunga, Regional Ceilândia, Regional Paranoá e Regional Recanto das Emas.

O DEX vai distribuir 112 bolsas de extensão por mês até o fim do ano, duas por projeto. Desde 2023, os Polos atuam de maneira regional, abrangendo uma área maior. Assim, o Polo UnB Chapada dos Veadeiros abrange os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, São Gabriel e São João d'Aliança, e o Polo UnB Kalunga, os municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás, Monte Alegre e Nova Roma, assim como todo o território das Comunidades que compõem o Quilombo Kalunga.

Já Polo UnB Regional Ceilândia atua nas Regiões Administrativas de Taguatinga, Ceilândia, SCIA/Estrutural, Vicente Pires e Sol Nascente / Pôr do Sol. O Polo UnB Regional Paranoá inclui também o Itapoã; e o Polo UnB Regional Recanto das Emas atua nas RAs de Recanto das Emas, Riacho Fundo e Riacho Fundo II.

Além das bolsas, os projetos fazem parte de um Programa de Extensão vinculado a cada Polo, e contarão com apoio financeiro do DEX. O objetivo é viabilizar e valorizar a realização articulada do conjunto de ações previstas.

Cada Polo deve organizar o Fórum Sociocultural Local, com datas definidas em edital. O Polo Kalunga deve organizar o evento entre os dias 27 e 29 de junho, e o Polo Chapada dos Veadeiros entre os dias 10 e 13 de julho. O Polo Regional Paranoá / Itapoã vai realizar seu Fórum em 24 de agosto. Já o Fórum Polo Regional Ceilândia acontece no dia 19 de outubro, e do Polo Regional Recanto das Emas, no dia 26 de outubro. O Fórum Sociocultural Geral, que chegará a sua terceira edição, tem a data provável de 9 de novembro.