Com recorde de inscrições, o projeto conta com 75 trabalhos inscritos.

Terminou no último dia 16 o período de submissão de trabalhos para o edital PNVS Comunidade. Às vésperas da publicação do resultado preliminar da primeira fase, já se contabiliza alguns importantes dados sobre o processo de seleção dos projetos. No total, foram 75 inscrições que abrangem as cinco regiões brasileiras, somando 22 estados, com participação de cidades do interior e capitais.

 

O Coordenador executivo do projeto, profº Dr. Márcio Florentino (UFSB), afirma que os documentos selecionados apresentam grande potencial de ação e qualificação para participarem nos processos de formação em vigilância em saúde que serão desenvolvidos durante todo o ano de 2023. “Na etapa de proposição e avaliação de projetos constatamos um conjunto importante de iniciativas das Universidades em direção às agendas e diretrizes da Política de Vigilância em Saúde do SUS. Isso demonstra o interesse das instituições e seus professores em compor uma rede de ensino, pesquisa e extensão que articule nos territórios a construção de estratégias de participação das comunidades”, explica.

 

Já a Coordenadora-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços - CGDEP Fátima Sonally Sousa Gondim, ressalta a importância do papel da academia e da comunidade na melhoria da saúde pública em nosso país. “O PNVS Comunidade é um programa que contribuirá de forma expressiva com o fortalecimento da Política Nacional de Vigilância em Saúde no território nacional. Além disso, ele promove a junção entre o serviço, o ensino e a comunidade, o que contribuirá bastante para o fortalecimento da vigilância em saúde e, principalmente, para um SUS mais forte”.

 

A diretora da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e também facilitadora do Programa PNVS Comunidade, Débora Raymundo Melecchi, e o Consultor Técnico da CGDEP, Olavo Fontoura, também participaram da banca de avaliação dos projetos e ressaltam a relevância do projeto para a sociedade. “Entendo que todo o processo merece aplausos e teve grande importância ao mostrar as melhores experiências selecionadas de modo harmônico e coletivo. Termos participado nos ajudou a conhecer relatos de atividades com riquezas de detalhes, dando significado mais produtivo às situações existentes em um país de grande extensão e com muitas realidades”, comemora Olavo. “O processo de análise dos projetos nos exigiu aprofundar a cada proposta, diante do fato que recebemos conteúdos excelentes, o que demonstra o engajamento permanente das universidades públicas, que mesmo com todas suas diferentes dificuldades, seguem tendo resistência ativa e mantendo sua preocupação em de fato proporcionar a mudança na vida das pessoas, para que de fato suas necessidades sejam atendidas a partir da implementação das políticas públicas", completa Débora.

 

O resultado preliminar da seleção dos projetos será publicado no próximo dia 4 e o resultado final no dia 8 de dezembro, no site dex.unb.br ou no pnvscomunidade.org.br.

 

Acompanhe nossas redes sociais para mais informações.

Palavras-chave

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.