Retorno do Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF à programação e reabertura da Casa Niemeyer são alguns dos destaques. Temas da contemporaneidade também estarão em voga

Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF atrairá público acadêmico ao campus Darcy Ribeiro na Semana Universitária para exposição de projetos. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB


O principal evento anual da Universidade de Brasília está prestes a começar. De 25 a 29 de setembro, a 23ª Semana Universitária (Semuni) irá movimentar os quatro campi da instituição e proporcionar a acadêmicos e comunidade do Distrito Federal a vivência do melhor que a UnB oferece no ensino, na pesquisa e na extensão. Além de incluir novidades na programação científica e cultural, a edição fomenta o debate sobre assuntos diversos da atualidade.

>> Quer participar da Semuni? Acesse a programação

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, reforça que este ano houve uma indução mais assertiva para oferta de atividades noturnas, de forma a favorecer a participação de estudantes de cursos deste período. "O edital da Semuni 2023 fortaleceu as unidades que propuseram ações também no turno da noite. A qualidade que perseguimos com a indissociabilidade do ensino, da extensão e da pesquisa deve estar presente em toda a Universidade, seja nos campi ou nos diferentes turnos", enfatiza.

Desde 2020 realizado fora da Semuni, o Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF volta à programação. Estudantes de graduação poderão divulgar suas pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, no Centro Comunitário Athos Bulcão, de 27 a 29 deste mês.

“Este ano, haverá uma novidade, que é um balcão de exposição de produtos da iniciação científica e da extensão, o que vai ultrapassar o formato de apresentação de projetos em banners”, revela o diretor técnico de Extensão, Alexandre Pilati.

A expectativa é também aproximar os estudantes da educação básica da ciência produzida pelos graduandos, com a inclusão da Mostra Científica no percurso de visitação à UnB pelas escolas. A abertura do Congresso será no dia 26, às 15h, no Centro Universitário UDF.

Diálogo entre estudantes será incentivado em nova dinâmica do Encontro de Extensionistas. Foto: André Gomes/Secom UnB


DINÂMICA INÉDITA – O protagonismo discente também ganha espaço no Encontro de Estudantes Extensionistas, momento em que graduandos compartilham suas experiências na participação de projetos de extensão. A quinta edição ocorre na terça-feira (26), das 8h às 18h, no Bloco de Salas de Aula Sul (BSA Sul), campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

Desta vez, a apresentação de pôsteres dá lugar a outros formatos de participação mais interativos: o relato de experiência, a comunicação oral, além da dinâmica World Café, inédita no evento. A última é um processo participativo e criativo por meio de diálogos que trabalha a diversidade e a complexidade no grupo, bem como a inteligência coletiva.

“O World Café, que é uma metodologia que gera conversa e interação entre os participantes, é mais interessante para a troca de experiências entre estudantes extensionistas, o enriquecimento da perspectiva sobre a atuação deles na extensão e também o fortalecimento da rede de extensão da UnB”, explica Pilati.

RETOMADA – A Semuni também terá um dia dedicado à promoção da cultura e da arte. A Quinta Cultural, no dia 28, será marcada pela reabertura da Casa Niemeyer ao público. Uma das casas de cultura do Decanato de Extensão (DEX), o espaço histórico, projetado pelo célebre arquiteto de Brasília Oscar Niemeyer, interrompeu suas atividades presenciais em 2020, devido à pandemia.

"Nós vamos trabalhar ali com algumas oficinas e, especialmente, recebendo escolas da região do Gama e das proximidades da Casa de Niemeyer, para que a gente possa criar um vínculo com os estudantes e abrir esse espaço à visitação pública de escolas", comenta Alexandre Pilati.

Estudantes de 30 instituições do ensino básico passarão pelo local para participar de atividades educativas e culturais, além de interagir com os projetos de extensão vinculados ao espaço.

>> Confira outras novidades da Semuni e mais sobre a programação principal


DEBATES DA ATUALIDADE – Atividades com especialistas de diferentes áreas também estimulam o intercâmbio do conhecimento na Semuni.

Historiadora Lilia Schwarcz discute branquitude em conferência da Semuni, no dia 27 de setembro. Foto: Leonor Calasans/IEA USP


A historiadora, antropóloga e professora da Universidade de São Paulo (USP) Lilia Schwarcz ministra conferência com o tema Imagens da branquitude: sobre a presença da ausência na quarta-feira (27), às 18h, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), campus Darcy Ribeiro. Ela é autora do livro Sobre o Autoritarismo Brasileiro, lançado em 2019, que discute as raízes e o impacto da configuração do processo autoritário no Brasil.

Discutir os desafios para fortalecer as ações de promoção e prevenção em saúde, com a participação da comunidade, no contexto atual de reconstrução das políticas de saúde e de educação, e estimular a troca de experiências de extensão na temática. Esta é a proposta do II Seminário Integrador PNVS Comunidade, que reunirá participantes do Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade no dia 29 de setembro, das 8h às 16h30, no Anfiteatro 10 do Insituto Central de Ciências (ICC) Sul, campus Darcy Ribeiro.

O evento é promovido no âmbito da primeira etapa do programa, coordenado pelo DEX em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Sistema Único de Saúde (SUS), o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

A temática da saúde também estará em pauta no encerramento da Semuni na sexta-feira (29), às 17h, no auditório da ADUnB. A secretária de Saúde Digital do MS, Ana Estela Haddad, e a diretora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, Fabiana Damásio, analisarão a importância da luta pela saúde pública no Brasil e seu papel na construção de uma nova etapa da democracia no país. A participação das mulheres neste processo também estará em foco.

A UM CLIQUE – Quer saber mais sobre a Semana Universitária? Acompanhe os perfis oficiais da UnB (@unb_oficial) e do Decanato de Extensão (@extensaounb) no Instagram. Informações também circularão no UnBNotícias e no site do DEX. Confira e participe!

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.