Participação no evento que acontece no dia 26 de setembro é obrigatória para bolsistas

30ago2022 encontrodeextensionistas LuisHenrique DEX 11

Alunos de ensino médio visitam Encontro de Extensionistas para conhecer alguns projetos de extensão da UnB na Semuni 2022. Foto: Luis Henrique/DEX

Tradicional momento de reflexão sobre a extensão universitária para os estudantes, o V Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB vem com algumas novidades para a 23ª Semana Universitária. A Semuni acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, e a programação principal do Encontro será na terça (26).

“Essa edição trará mudanças que proporcionarão maior compatibilidade com o atual momento da Extensão Universitária. A principal delas é que não haverá apresentação de pôsteres. A inovação virá nas modalidades de participação estudantil, que poderão ser de três maneiras: relato de experiência, comunicação oral e dinâmica do World Café”, diz a professora Luci Murata, coordenadora de Eventos, Planejamento e Avaliação da Extensão do DEX.

“As mudanças foram necessárias devido ao aumento do número de projetos vigentes e estudantes extensionistas em relação ao ano anterior, tornando inviável e pouco produtivo os modelos anteriormente utilizados”, explica.

A participação com o relato de experiência é obrigatória para todos os bolsistas de projetos contemplados nos editais PIBEX, REPE, Licenciaturas em Ação, Casas de Cultura do Decanato de Extensão e outros editais do DEX publicados em 2023.

O relato de experiência deve ser encaminhado via formulário até o dia 22 de setembro às 18h. Os relatos serão publicados pelo DEX em formato ebook, que será disponibilizado na BiblioDEX.

Já o world café terá um número de vagas limitadas, com inscrições pelo Sigaa até 11 de setembro. A dinâmica será uma novidade no Encontro de Extensionistas, e vai permitir uma grande troca de experiências entre os estudantes.

“Será o momento de compartilharem suas vivências extensionistas dentro dos projetos que participam e espera-se que sejam momentos inesquecíveis e repletos de troca e aprendizado”, diz a professora Luci Murata.

Para participar das comunicações orais, com vagas também limitadas, os extensionistas precisam elaborar e postar um vídeo de apresentação da sua atuação no projeto no seu Instagram pessoal ou na conta do do projeto de extensão, e marcar o Instagram do DEX, até o dia 1º de setembro. Também é necessário realizar inscrição por meio de formulário.

A comissão executiva do evento vai selecionar 12 projetos para divulgação no Instagram do DEX e votação popular. Os seis mais votados serão escolhidos para comunicação oral, e os estudantes podem receber auxílio financeiro de até R$1.000,00, com objetivo de apoiar atividades relacionadas ao projeto.

Fique atento ao cronograma:
Prazo para Inscrição e publicação de vídeo para Comunicação Oral: até 1º de setembro
Inscrições para participação no V Encontro via SIGAA (incluindo world café): até 11/09
Resultado da pré-seleção dos vídeos escolhidos para a Comunicação Oral: 12/09
Prazo para votação popular dos vídeos divulgados em @extensaounb: 13/09 a 17/09/2023
Resultado definitivo dos estudantes selecionados para a comunicação oral: 20/09
Prazo para envio dos relatos de experiência via formulário próprio: até 22/09/2023

Veja a programação do dia 26/09:
8h – Credenciamento
9h – Abertura e comunicações orais
10h às 12h –  world café (turmas 1 e 2)
14h – Credenciamento