Última reunião do Fórum Permanente do semestre contou com reflexões sobre a ética e a atuação da extensão na universidade

capa materias extrede joomla

Os projetos de extensão universitária tem diferentes propósitos e, ainda assim, todos seguem um conjunto de regras e preceitos em busca de promover uma interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. Com base nisso, a professora Luana Ribeiro, que é Pró-Reitora de Extensão e Cultura na Universidade Federal de Goiás (UFG), apresentou o tema “Ética na Extensão Universitária”, no dia 11 de julho, quando ocorreu o encontro do Fórum Permanente de Inserção Curricular da Extensão da UnB.

“O tema da ética na extensão é uma reflexão importante, pois devemos pensar a pesquisa, o ensino e a extensão sempre como partes integradas que compõem a universidade pública. Assim, a ética na atuação deve permear todas as áreas de atuação da universidade”, disse a decana Olgamir Amancia. Os resultados alcançados dentro da universidade precisam ser apresentados e a extensão pode ser um dos meios que permite que a comunidade externa possa ter acesso a isso. E, para a professora Luana Ribeiro, o processo de extensão promove um diálogo entre as diferentes realidades.

“O decanato fez uma profunda discussão sobre a ética na extensão universitária e é preciso participar sempre de fóruns como esse, pois são muito enriquecedores”, pontuou Luana. Em 2023 o Decanato de Extensão-DEX criou em 2023 o Grupo de Trabalho "Ética na extensão", formado por representantes técnicos e docentes com o objetivo de mapear as principais questões relacionadas ao tema, com vistas a elaboração de um documento orientador de boas práticas acadêmicas relativamente à ética na realização de atividades de extensão.

*Bolsista do Programa Extensão e Comunicação em Rede.