Em reunião do Fórum Permanente de Extensão, professores discutiram a necessidade de se ter uma uma formação que una a aprendizagem prática com a teórica

capa materias extrede joomla

A integração entre projetos de extensão e pesquisa pautou a discussão do último encontro do Fórum Permanente de Inserção Curricular da Extensão da UnB, cujo tema principal foi “Criatividade e motivação no Contexto da Inserção Curricular da Extensão”. Durante a discussão, o professor Rafael Shayani pontuou que é preciso buscar uma formação integral dentro da universidade, que una a prática com a teoria.

“Para que exista interesse, por parte de discentes e docentes, é preciso que ambos estejam motivados durante o processo de aprendizagem e para que isso ocorra é preciso que problemas reais sejam incorporados na grade curricular de extensão”, disse Shayani.

A professora Luci Murata, coordenadora do Fórum, destacou que “é preciso pensar a forma de fazer extensão para que ela possa alcançar seu público de interesse dentro da universidade”. Em complemento, a professora Dianne Magalhães apontou ainda a necessidade de a universidade criar pontes que viabilizem que a comunidade seja ouvida.

Um dos projetos citados como exemplo de mobilização de estratégias de criatividade e motivação na extensão curricular foi “Super Bug”, do departamento de farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde, coordenado pela Profa. Fabiana Brandão, que comentou sobre a metodologia de organização e execução do seu projeto de extensão.

O próximo encontro do Fórum, com data ainda não definida, está previsto para acontecer no campus da Faculdade UnB Planaltina com o tema: “Extensão, trabalho e engajamento social nos cursos noturnos da FUP”. Outras informações sobre o calendário de encontros podem ser acessadas em: http://dex.unb.br/forumpermanteinsercao/agendainsercao

*Bolsista do Programa Extensão e Comunicação em Rede.