Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação participou do primeiro Seminário Integrador do Programa Nacional de Extensão, promovido pelo Ministério da Saúde

A convite do Ministério da Saúde, o Ministério da Educação (MEC) participou do primeiro Seminário Integrador do Programa Nacional de Extensão, que teve como tema “A Extensão nas Universidades e o SUS: desafios para a Vigilância em Saúde nos Territórios e Comunidades”.

O objetivo do seminário, realizado em abril, foi discutir a respeito dos desafios enfrentados na implementação de ações de vigilância em saúde nos territórios e nas comunidades, bem como o papel das universidades e do SUS nesse contexto.

Nas discussões, a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho, foi representada pelo Coordenador de Expansão e Gestão da Educação em Saúde (CGEGES), Pedro Rosalen. Ele destacou que a principal dimensão colocada para o desafio da extensão nas Universidades e o SUS foi a importância da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão nas universidades, consagrada pela Constituição de 1988, cujo papel vital da extensão é a articulação do ensino e da pesquisa com as demandas e mudanças sociais e o compromisso da universidade com o controle social.

Para a coordenadora executiva do Programa Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS Comunidade), Astrid Cosac, o seminário contribuiu para fortalecer a parceria entre universidades, Ministério da Saúde e comunidade na busca por soluções para os desafios da vigilância em saúde. “Certamente, é um projeto que se desdobrará em outras edições”, disse.

O evento foi realizado de forma on-line, pelo Canal do YouTube PNVS Comunidade, lançado durante o seminário. A criação do canal busca divulgar as ações desenvolvidas pelo Programa Nacional de Vigilância em Saúde e fomentar a discussão sobre temas relevantes na área.

Participaram do seminário mais de 100 pessoas, entre coordenadores dos projetos e diversas autoridades no assunto. O evento foi promovido em parceria pelo Ministério da Saúde, o SUS, o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (Dex/UnB), o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

Conheça os 20 projetos de extensão selecionados pelo PNVS, que atua em 14 estados e contempla as cinco regiões do território nacional.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da DDES/MEC