Atividade preparatória acontece de 4 a 15 de maio; inscrições podem ser feitas por meio de formulário

af68ccc6 c613 416f 9769 4dba189698c0

Foto: Divulgação/Ministério da Defesa.

Um mergulho na Extensão Universitária. É o que oferece o Projeto Rondon, realizado pelo Ministério da Defesa, caracterizado por uma rica interação entre saberes acadêmicos e populares. As operações rondonistas promovem encontros entre estudantes universitários e moradores de comunidades carentes de diversas regiões do país.

A proposta da Universidade de Brasília foi a primeira colocada na seleção para a Operação Guaicurus, que será realizada em doze municípios do Mato Grosso do Sul, entre 13 e 30 de julho. Para selecionar os estudantes que vão participar da Operação, o Decanato de Extensão (DEX) vai oferecer uma atividade preparatória entre os dias 04 e 15 de maio, de 17h30 às 19h, no auditório da APOSFUB (perto da Adunb). Os interessados podem se inscrever por meio de formulário Google.

“O projeto Rondon é uma oportunidade incrível para a formação discente. O aluno atua diretamente na comunidade, conduzindo oficinas de diferentes temas, sempre voltadas à formação de multiplicadores locais. A troca de saberes, de forma dialógica, está presente em todo processo, ampliando a visão de todos os participantes das atividades”, explica a professora Sílvia Ribeiro, que coordena a proposta da UnB.

Estudantes de qualquer curso podem se inscrever, desde que tenham 50% dos créditos completos. A participação no curso, mesmo sem a seleção para a viagem, rende 1 crédito em atividades de extensão.

Os custos com a viagem e a permanência na cidade são de responsabilidade do Ministério da Defesa e da prefeitura local.”Como a Operação ocorre no final do semestre da UnB, o DEX fará o diálogo junto aos seus respectivos cursos para viabilizar a sua liberação sem prejuízos”, diz a professora Sílvia Ribeiro

A proposta da UnB, para o conjunto A, tem ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. O curso tem como objetivo apresentar os estudantes às oficinas que serão desenvolvidas durante a viagem junto aos moradores.

Entre as oficinas, estão Compartilhe essa ideia! - Mídias Sociais, Cultura e Cidadania, com a formação da comunidade no uso de mídias sociais, Alfabetização: Direito de todas/os! Dever do Estado!, para alfabetização de jovens, adultos e idosos e Se o vírus circula, você não circula! Imunização e Combate às Arboviroses, que vai promover a capacitação para agentes comunitários e demais profissionais de saúde para o fortalecimento da imunização e combate às arboviroses.

Faça sua inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScw1aX_DYt3S2JkgdvOYxv0IOirL1r7NYtPf8p4Q6fZcubIxA/viewform