1º Encontro de Empoderamento das ARIS acontece no dia 25 de março no Auditório Dois Candangos

Para consolidar a articulação da Universidade de Brasília (UnB) com a comunidade do Distrito Federal e Entorno, o projeto de Extensão Vida & Água vai promover o 1º Encontro de Empoderamento das ARIS (EnPoderaris). O evento será realizado no Auditório Dois Candangos, da Faculdade de Educação (FE), no dia 25 de março, a partir das 9h.

 

A parceria com a sociedade civil começou com a seleção de um projeto pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 da UnB (Copei), em 2020. Os pesquisadores e extensionistas detectaram que 200 mil pessoas dentro das chamadas Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) não tinham acesso à água da CAESB.

 

“Desenvolvemos uma estratégia de rede de comunicação via plataformas no sentido de acessar esses núcleos sociais territorializados de vulnerabilidade extrema do ponto de vista socioambiental”, explica o professor Perci Coelho. Hoje, o Projeto Vida & Água atua em 7 das 53 ARIS do DF: Sol Nascente, Itapoã, Vale do Amanhecer, Estrutural, Dorothy Stang, Porto Rico em Santa Maria, e Recanto dos Encantados, uma ARIS indígena.

 

“Essas áreas são entendidas pelo projeto Vida & Água como Áreas em Emergência Sanitária: a falta de água potável é apenas a parte mais visível de uma série de violações de direitos humanos e sociais que configuram um território de sindemia, isto é, lugares onde se combinam diferentes expressões da ausência do Estado afetando radicalmente as condições de vida, trabalho e saúde de seus moradores”, diz.

 

Confira a programação:
09:00 - Café & Apresentação cultural
09:20 - Mesa de abertura
10:00 - Passeata das ARIS na UnB
11:30 - GTs
12:00 - Almoço
13:30 - GTs
15:30 - Plenária/Encaminhamentos para o II EnPoderaris
Prof. Dr. Benny Schvarsberg - "O PDOT que queremos!"
17:00h - Encerramento

 

Veja o InformeUnB sobre o evento:

 

 

folder conjunto

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.