Edição n. 38 do periódico de Extensão traz debate sobre processos formativos e entrevista com Hélder Silveira

thumbnail WhatsApp Image 2022 12 12 at 16.34.40

Prof. Hélder Eterno da Silveira. Foto: Arquivo pessoal.

Publicada em dezembro de 2022, a 38º edição da Participação traz uma importante entrevista com o presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forproex), Hélder Eterno da Silveira. A revista também traz sete artigos em diversas áreas, mostrando a relevância da Extensão para a formação dos estudantes de ensino superior.

Silveira falou sobre o papel da extensão em uma formação profissional mais humana, a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, e a democratização do acesso à educação. “Como democratizar o currículo, tornando-o mais abrangente, flexível e atualizado com os dilemas sociais? O modo como isso ocorreu foi pela extensão, oportunidade ímpar de flexibilizar – verdadeiramente -, o currículo”, afirmou.

A revista também passou de Qualis B4 para B3 na Avaliação Quadrienal 2017-2020. A Participação é editada pelo Decanato de Extensão (DEX/UnB) desde 1997.

DOSSIÊ – Até o dia 15 de março de 2023, a Revista Participação receberá trabalhos para o Dossiê “Inserção Curricular”. A 39ª edição do periódico de extensão terá uma seção dedicada ao papel da extensão na formação crítica dos estudantes de graduação. As submissões devem ser feitas, exclusivamente, via Portal de Periódicos Eletrônicos da UnB.

Podem enviar textos extensionistas docentes, discentes e técnicos administrativos da UnB e de outras universidades brasileiras. Os artigos devem seguir as Diretrizes para Autores e o Modelo de Submissão da revista.

Além dos artigos temáticos, a Revista Participação também aceita textos sobre Direitos Humanos, Saúde, Comunicação, entre outros, que devem refletir a diversidade da prática extensionista no Distrito Federal, no seu entorno e no país como um todo.

INSERÇÃO CURRICULAR – A partir de janeiro de 2023, as atividades de Extensão precisam compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação em todo o país. A determinação vale para as instituições públicas e privadas e tem o objetivo de cumprir a Constituição Federal, que define o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A Extensão Universitária é parte fundamental da formação acadêmica, junto com o ensino e a pesquisa. Ela promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento.

Em resolução publicada em dezembro de 2018, o MEC estabeleceu diretrizes para a inserção curricular da extensão nos projetos pedagógicos de todos os cursos de graduação. Diversas atividades formalizadas junto ao DEX e cadastradas no SIGAA poderão dar créditos aos estudantes: participação em programas e projetos de extensão, além de cursos, oficinas e eventos, desde que vinculados a projetos. Disciplinas novas ou já existentes também podem ser integral ou parcialmente dedicadas à extensão.

O objetivo é regulamentar a creditação de atividades de extensão como componente curricular nos cursos de graduação da Universidade de Brasília por meio da participação de estudantes em extensão universitária, de acordo com a meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê o mínimo de 10% do total de créditos exigidos para a graduação para programas e projetos de extensão universitária.

Saiba mais: http://dex.unb.br/insercaocurricularunb

A REVISTA – O projeto editorial da revista considera a extensão como espaço gerador de inovações e intervenções sociais que visam responder a uma aspiração, atender a uma necessidade, criar uma solução ou aproveitar uma oportunidade de ação, com objetivo de modificar as relações sociais e promover a integração social.

Artigos de desenvolvimento teórico devem ser sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e devem propor novos modelos para fenômenos relevantes no campo da extensão universitária. Já trabalhos empíricos devem fazer avançar o conhecimento na área por meio de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas.

O Relato de Experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência em extensão universitária, estabelecendo ponderações e reflexões embasadas tanto na experiência relatada quanto no devido aporte teórico, de modo a contribuir de forma relevante para a sua área de atuação e para o fortalecimento da extensão universitária.

As últimas edições da Participação tiveram como tema a reinvenção da extensão em tempo de pandemia e o centenário de Darcy Ribeiro, intelectual fundador da Universidade de Brasília.