Com inscrições até 3 de fevereiro, Programa Casas Universitárias de Cultura abre as portas da Casa da Cultura da América Latina (CAL), da Casa Niemeyer e do Beijódromo

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A Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DDC/DEX/UnB) torna público o Edital nº2/2023 para seleção de projetos de extensão que acontecerão nas dependências da DDC, com direito a recebimento de bolsas para estudantes.

 

Voltado para a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília, o Edital Casas Universitárias de Cultura (CUC) está aberto a projetos nas áreas de Arquitetura, Meio Ambiente e Preservação; Artes Visuais; Audiovisual; Comunicação; Dança; Design; Humanidades e Ciências Sociais; Literatura; Mediação Cultural; Música; Preservação, Patrimônio e Memória; Teatro; e Transdisciplinaridade.

 

Os projetos de extensão devem ser enviados entre os dias 06/01/2023 e 03/02/2023 e as propostas selecionadas deverão ser planejadas para a Casa da Cultura da América Latina, no Setor Comercial Sul, ou para a Casa Niemeyer, no Park Way, ou para o Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), no campus Darcy Ribeiro da UnB, Asa Norte.

 

Além de apoiar a participação de professores(as) e de estudantes de graduação da UnB e seus respectivos projetos de extensão, o presente Edital prevê um aporte financeiro para apoiar as propostas aprovadas, com foco em ações prioritariamente coletivas. Além de ações correntes do projeto, espera-se ao menos uma ação pedagógica (ações de capacitação/formação como oficinas, cursos ou ações educativas) durante a vigência do projeto. As atividades propostas deverão ser presenciais.

 

Posteriormente, será lançado um Edital para a seleção de três (3) docentes com projetos aprovados neste Edital CUC 2023 para atuarem como Agentes Articuladores de ações formativas integrando os projetos aprovados em cada Casa Universitária de Cultura. Cada Agente Articulador receberá uma bolsa Auxílio Pesquisador no valor de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) pelo período de março a dezembro de 2023.

 

O DEX também publicou outros três editais com vigência para o ano de 2023 como forma de integrar as ações estratégicas da extensão. Em todos os casos, as inscrições de propostas vão até o dia 3 de fevereiro. Os resultados serão divulgados no dia 24 de fevereiro, com prazo para recursos. O resultado definitivo será divulgado em 1º de março. 

 

As ações de extensão devem obedecer a Resolução da Câmara de Extensão (CEX) 1/2020. É importante lembrar que não há trâmite pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), somente no SIGAA. O Decanato de Extensão (DEX) também preparou uma cartilha com orientações para a submissão de propostas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA).

 

SUBMISSÃO – No SIGAA, as propostas de extensão estão divididas em alguns tipos: projeto, programa – composto de, no mínimo, três projetos –, curso, evento, produto – decorrente de atividades de extensão –, e prestação de serviço. Depois de finalizado o cadastro e o projeto submetido à aprovação, a proposta recebe o status “Aguardando aprovação dos departamentos”. Assim, o coordenador de extensão deverá dar a autorização para que a proposta siga o fluxo.

 

Após a autorização, a proposta assume o status “Submetida” no SIGAA. A partir de então, a DTE realiza, em até dois dias úteis, a análise técnica e devolve ao proponente para editar, caso a proposta precise de ajustes, ou distribui a proposta para avaliação da proposta pelo Comitê de Extensão.

 

Na avaliação, é importante que o projeto cumpra diversos critérios, entre eles o protagonismo discente, com pelo menos um estudante indicado como membro da equipe executora, e o envolvimento da comunidade externa nas atividades de extensão.

 

Com a proposta aprovada, ela adquire o status “Em Execução”, “Aprovado sem recursos” ou “Aprovado com recursos”. Em seguida, será possível inserir os planos de trabalho dos membros da equipe. No caso de cursos e eventos, será possível abrir as vagas e habilitar as inscrições do público.

 

Durante a realização das ações de extensão, o coordenador deverá enviar o Relatório Parcial de Atividades de Extensão e, após o término, terá até 30 dias para enviar o Relatório Final de Atividades de Extensão. O não envio impedirá a submissão de novas propostas e a participação em editais lançados pelo DEX.

 

O SIGAA também permite a renovação simplificada de ações após o término: por três vezes no caso dos programas, e uma única vez no caso dos projetos.

 

Para cadastrar uma proposta, basta fazer o seguinte caminho no SIGAA: Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Submissões de propostas → Submeter proposta.

 

As propostas devem ser submetidas no mínimo 15 dias úteis antes do início de sua realização e devem ser executadas dentro de um mesmo ano.

 

EXTENSIONISTAS – A carga horária docente para a extensão não pode ser superior a 48 horas mensais. É necessário ter discente de graduação na equipe, e sua carga horária não pode ser superior a 15h. 

 

Caso o projeto não tenha bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área dos membros de equipe, como voluntários ou outras funções disponíveis. O caminho a ser seguido é: Portal do docente → Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar Equipes Organizadoras.

 

No caso dos projetos com bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área do plano de trabalho e/ou na área de equipe. Os bolsistas podem ser cadastrados apenas na área de plano de trabalho, enquanto os voluntários, em qualquer uma das duas, ou em ambas. 

 

RENOVAÇÃO – A renovação pode acontecer quando a ação estiver com o status “Concluída” no SIGAA. Para um projeto ser considerado concluído, deve-se cadastrar o relatório final da ação. Se o projeto possuir bolsistas, eles devem fazer o relatório de discente no SIGAA, e o coordenador da ação deve aprovar ou reprovar o relatório. 

 

Para cadastrar relatório final do projeto, o caminho é: Portal do docente → Extensão → Relatórios → Relatórios de Ações de Extensão.

 

Dúvidas sobre o cadastramento de propostas no SIGAA podem ser tiradas pelo DTE/DEX pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

WORKSHOP – O DEX também vai realizar o III Workshop de Submissão de Projetos a Editais DEX/2023. O objetivo da atividade é apresentar a concepção dos Editais lançados pelo Decanato em 2023, compartilhar o roteiro de submissão de projetos via SIGAA e tirar dúvidas sobre o tema, com vistas à promoção da institucionalização do fomento de ações extensionistas. Estão convidados todos os docentes e técnicos interessados em submeter propostas aos Editais.

 

O evento acontece no dia 17 de janeiro, a partir das 14h. Para participar, basta acessar a reunião pela plataforma Teams

 

Confira o evento de lançamento dos Editais de Extensão para 2023: 

 

 

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