As duas primeiras reuniões marcam o início de uma série de eventos com temáticas distintas que irão compor os debates do Fórum

26set18 mostrapibex lgprado 02

Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Com a participação de docentes, discentes e membros do administrativo, o primeiro encontro do Fórum Permanente de Inserção Curricular da Extensão foi realizado no dia 8 de novembro. A mesa de honra do evento, apresentada pelo professor Alexandre Pilati, Diretor Técnico de Extensão, foi composta pela decana Olgamir Amancia Ferreira, Karla Koike, docente do Instituto de Exatas (IE) e Liza Andrade, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Os eventos do fórum tem como objetivo produzir conhecimento acerca da extensão universitária, por isso os departamentos ficaram responsáveis por indicar um ou mais membros para integrar o fórum.

 

O primeiro encontro teve como temática “Metodologias de extensão: novos desafios, outros paradigmas”. A professora Karla Koike, que atua como responsável pelos projetos EREKO e Meninas.comp, ficou responsável pela parte inicial do evento, fazendo uma introdução sobre o que é e como atua a extensão, além de recapitular aspectos importantes da metodologia da extensão. A extensão vai além de eventos e projetos, dessa forma a atuação da extensão em escolas da rede pública de ensino no Distrito Federal e no entorno foi apresentada. Além do Paranoá, a UnB tem Polos de Extensão na Cidade Estrutural, Recanto das Emas, território Kalunga (que está nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, em Goiás) e Chapada dos Veadeiros (em Alto Paraíso, Goiás).

 

A segunda parte do evento foi liderada pela professora Liza Andrade que apresentou uma perspectiva pós extensão. Foi proposta também uma reflexão acerca da economia informal. Já o segundo encontro do Fórum Permanente ocorreu no dia 22 de novembro, às 14h, e teve como tema “Disciplinas de Extensão: experiências e perspectivas”. A mesa de abertura foi composta pelas mediadoras Luci Murata e Elaine Ferreira do DEX, e pelos facilitadores Lucas Moreira e Vânia Loureiro. O evento se iniciou com a mensagem de boas-vindas e a introdução às temáticas pelas coordenadoras do DEX, Luci e Elaine.

 

Após as apresentações iniciais, o professor Lucas Moreira falou sobre as disciplinas de Extensão 1 e 2, sendo a primeira de dois créditos e a segunda de quatro créditos, falou também sobre a Prática de Extensão em Estatística 2 no IE, nessa disciplina são abordados temas como a regulamentação 07/2018 e CEPE 118, além de conceitos freirianos. Em seguida, o professor falou sobre como as disciplinas Educação Estatística e Práticas de Extensão em Estatística deram origem ao projeto Promovendo Educação Estatística no Paranoá, o projeto participou do edital do Polo Paranoá e foi contemplado iniciando assim suas atividades.

 

O professor Lucas citou alguns desafios da extensão, sendo eles o transporte e o acesso seguro dos estudantes para os locais de atividades no território e o financiamento. Foi citado também os desafios da vinculação de disciplinas a projetos e o estabelecimento de diálogo para apropriação das realidades e demandas, além da necessidade da alimentação durante as atividades.

 

Seguindo, a professora Vânia Loureiro apresentou o Projeto de Extensão Periférico da FAU e a disciplina de Práticas em Projetos, a qual serve como componente de auxílio. Foi citado também a disciplina Paisagismo 2 que utiliza metodologia participativa e possui continuidade das intervenções para além do período letivo, garantindo os encontros regulares com a comunidade. A disciplina é ofertada para cursos noturnos e acontece aos sábados pela manhã.

 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será utilizado para inserção curricular, porém será previsto no PCC com ementa que garanta o cumprimento das resoluções vigentes e do mérito extensionista. A decana Olgamir deu as boas-vindas, sendo seguida pela discussão. Por fim, os ouvintes perguntaram sobre a garantia da qualidade da atividade de extensão, de 1 crédito, dentro da disciplina de de 4 créditos. Também houveram dúvidas quanto aos trâmites de atividades creditáveis e sobre sobreposição de créditos. O próximo encontro do Fórum seguirá com outra temática relacionada à extensão universitária.

 

*Bolsista do Programa Extensão e Comunicação em Rede.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.