Serão mais de 800 bolsas no valor de R$ 700 mensais para projetos em diversas áreas do conhecimento

Como forma de integrar as ações estratégicas da extensão, o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) vai publicar no dia 4 de janeiro quatro editais com vigência para o ano de 2024. Na data, serão lançados os editais do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), da Rede de Polos de Extensão (REPE), das Casas Universitárias de Cultura (CUC) e Licenciaturas em Ação (LEA), em parceria com o DEG.

 

As inscrições de propostas vão até 25 de fevereiro de 2024. Ao todo, serão mais de 800 bolsas de extensão no valor de R$ 700,00 mensais pelo período de até 9 meses.

 

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) vai conceder até 560 bolsas para fomentar a participação de estudantes em Projetos de Extensão de Ação Contínua (Peac) nas áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente, Trabalho e Saúde.

 

O edital único da Rede de Polos de Extensão da UnB (REPE) vai conceder 150 bolsas de extensão para 75 projetos com atividades desenvolvidas na Chapada dos Veadeiros, território Kalunga, Regional Ceilândia, Regional Paranoá/Itapoã e Regional Recanto das Emas.

 

A REPE é um espaço articulador dos Polos de Extensão, tendo como referência a busca permanente de integração entre as ações desenvolvidas, gerando diálogo e sinergia entre pessoas, comunidades, projetos e programas. O edital de 2024 traz diversas demandas das comunidades – elas foram identificadas durante os Fóruns Socioculturais locais e geral, que também serão realizados ao longo do ano que vem.

 

Já o Edital da Rede de Casas Universitárias de Cultura 2024 (CUC) vai selecionar projetos de extensão em diversas áreas para atuar na Casa da Cultura da América Latina (CAL), na Casa Niemeyer e no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), que é gerido em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar).

 

O objetivo é promover a memória, preservação, produção e difusão da arte e da cultura, por meio de ações de extensão nos espaços físicos das Casas, nos campi da UnB e nas instituições parceiras. Serão contemplados até 30 projetos, vinculando no máximo 10 Projetos de Extensão por Casa Universitária de Cultura.

 

Em parceria com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o DEX também vai publicar o edital Licenciaturas em Ação (LEA), que oferece bolsas para ações relacionadas à educação básica no Distrito Federal. Os projetos selecionados irão compor o Programa de Integração UnB + Escola.

 

É importante lembrar que não há trâmite pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), somente no SIGAA. O Decanato de Extensão (DEX) também preparou uma cartilha com orientações para a submissão de propostas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA).


O resultado provisório dos editais será divulgado no dia 28 de março de 2024, com prazo para recursos. O resultado final será divulgado no dia 2 de abril. Os bolsistas selecionados devem começar a atuar no dia 15 de abril.

 

SUBMISSÃO – No SIGAA, as propostas de extensão estão divididas em alguns tipos: projeto, programa – composto de, no mínimo, três projetos –, curso, evento, produto – decorrente de atividades de extensão –, e prestação de serviço. Depois de finalizado o cadastro e o projeto submetido à aprovação, a proposta recebe o status “Aguardando aprovação dos departamentos”. Assim, o coordenador de extensão deverá dar a autorização para que a proposta siga o fluxo.

 

O proponente deve vincular o projeto ao edital escolhido por meio da opção “Forma de Financiamento”. Primeiramente deverá ser marcada a opção “Financiado pela UnB”. Em seguida, “Financiamento DEX” e, na sequência, deverá ser selecionado o referido edital.

 

Após a autorização, a proposta assume o status “Submetida” no SIGAA. A partir de então, a DTE realiza, em até dois dias úteis, a análise técnica e devolve ao proponente para editar, caso a proposta precise de ajustes, ou distribui a proposta para avaliação da proposta pelo Comitê de Extensão.

 

Na avaliação, é importante que o projeto cumpra diversos critérios, entre eles o protagonismo discente, com pelo menos um estudante indicado como membro da equipe executora, e o envolvimento da comunidade externa nas atividades de extensão.


Com a proposta aprovada, ela adquire o status “Em Execução”, “Aprovado sem recursos” ou “Aprovado com recursos”. Em seguida, será possível inserir os planos de trabalho dos membros da equipe. No caso de cursos e eventos, será possível abrir as vagas e habilitar as inscrições do público.

 

Durante a realização das ações de extensão, o coordenador deverá enviar o Relatório Parcial de Atividades de Extensão e, após o término, terá até 30 dias para enviar o Relatório Final de Atividades de Extensão. O não envio impedirá a submissão de novas propostas e a participação em editais lançados pelo DEX.

 

Para cadastrar uma proposta, basta fazer o seguinte caminho no SIGAA: Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Submissões de propostas → Submeter proposta.

 

Dúvidas sobre o cadastramento de propostas no SIGAA podem ser tiradas pelo DTE/DEX pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.