Evento será realizado entre 24 de 28 de setembro. Edital traz mudanças na proposição de atividades. Submissões até 12 de agosto

 

 

Mais integração e construção coletiva das atividades, para promover um evento que seja, realmente, de toda a UnB. Em busca de traduzir esse intuito, o edital da Semana Universitária 2018, lançado nesta sexta-feira (8), traz importantes mudanças.

Rapper GOG participou de evento da Semana Universitária 2017. Edital deste ano traz novidades. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Entre outras novidades, o documento aprovado na última terça-feira (5), durante reunião da Câmara de Extensão, apresenta a Semana Universitária como um programa especial a partir de 2018.

“Significa que o evento não acontecerá apenas entre os dias 24 e 28 de setembro. Teremos desdobramentos, resultados e produtos aferidos para que continuemos implementando a política de extensão na Universidade”, explica Olgamir Amancia, decana de Extensão. O objetivo é reduzir a fragmentação das atividades, estimulando uma integração mais forte entre unidades.

No novo formato do evento, apenas unidades acadêmicas e administrativas – faculdades, institutos e centros que possuam atividades de ensino, pesquisa e extensão (Ceam, Cead, CET, CDS e CDT) poderão propor atividades, além de BCE, HUB, reitoria, vice-reitoria e demais órgãos complementares, auxiliares e decanatos. As unidades deverão priorizar a participação de alunos de educação básica, de preferência da rede pública.

“Não quer dizer que o professor, o técnico e o estudante não poderão mais apresentar propostas, apenas que isso vai exigir muito debate e implicar construção coletiva. A unidade será responsável por discutir o que quer apresentar, com sua cara, sua marca”, esclarece a decana do DEX. “Muitas vezes as iniciativas concorriam uma com a outra, queremos evitar isso”, justifica.

No caso das unidades acadêmicas, as propostas serão geridas por coordenadores de extensão. Nas administrativas, o papel será desempenhado pelo chefe da unidade. O envio das propostas deverá ser feito até o dia 12 de agosto. 

Cada unidade deverá fazer uma proposta única, com todas as ações a serem realizadas durante o evento. Assim, as propostas terão status de projeto de extensão, vinculado ao programa especial Semana Universitária. As propostas deverão ser cadastradas por meio do Sistema de Extensão (Siex).

Outra mudança diz respeito à descentralização dos recursos. As unidades receberão de R$ 5 mil a R$ 10 mil, e também poderão ser contempladas com bolsas de extensão, com validade de junho a novembro. O DEX oferecerá treinamento aos bolsistas selecionados para atuarem no planejamento, na organização e execução das atividades da Semana Universitária.

Entre os eixos temáticos, um dos principais é o de Direitos Humanos, Justiça e Cidadania, em acordo com a campanha institucional da UnB neste 2018. Serão aceitas propostas que busquem articular ações da comunidade acadêmica com o propósito de promover a construção da paz e desconstruir estereótipos e preconceitos. Outros eixos incluem Educação, Formação e Trabalho e Arte, Cultura e Sociedade.

MUDANÇAS NA CERTIFICAÇÃO  A programação da Semana Universitária deve ser divulgada em 31 de agosto. O público poderá se inscrever nas atividades a partir de 1º de setembro. A partir da edição de 2018, a certificação das atividades será completamente digital, por isso, só serão permitidas inscrições pelo Siex. 

Os certificados digitais estarão disponíveis no próprio sistema, desde que a unidade responsável ateste a frequência dos alunos na atividade. “A certificação digital representa um salto de qualidade. Poderemos responder as demandas na hora, não teremos mais certificados emitidos apenas no ano seguinte”, comemora a decana Olgamir Amancia.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.