•  Agente Ambiental Mirim

 

Ementa: Formação das crianças por meio de oficinas sobre temas relacionados ao meio ambiente.

 

Coordenação: Aldira Guimaraes Duarte Dominguez

 

  • Educação em Saúde - Orientação Alimentar

 

Ementa: O principal objetivo do projeto é promover orientação alimentar para alunos devidamente matriculados nos cursos e projetos do “Programa Universidade do Envelhecer: UniSer – Arte de Viver”. Buscar-se-á, através de diferentes atividades, levar aos alunos um maior conhecimento sobre conceitos básicos de nutrição, hábitos alimentares saudáveis, relação alimentação-doença, proporcionando assim um maior conhecimento a respeito do tema e podendo proporcionar uma melhora na sua qualidade de vida.

 

Coordenação: Eliana Fortes Gris

 

  •  Educação Integral e Inclusão Social no Recanto das Emas e outras cidades do DF

 

Ementa: Promover saúde e educação nas escolas públicas e creches por meio de palestras e oficinas lúdicas e interativas.

 

Coordenação: Lenora Gandolfi

 

  • Fisioterapia Comunitária: Intervindo na Prevenção e Educação para a Saúde Funcional

 

Ementa: Este projeto articula políticas públicas e de saúde com o objetivo de conhecer os perfis epidemiológico, de funcionalidade e de qualidade de vida; oferecer assistência ampliada e de qualidade à população envolvida; e favorecer o ensino humanista aos alunos envolvidos. Conhecendo-se as características, pode-se desenvolver ações efetivas que realmente atendam às demandas locais. O fisioterapeuta (na pessoa dos extensionistas) deixará de lado as fronteiras de seu conhecimento e tornar-se-á um agente de saúde. Uma vez inserido na UnB e compartilhando o seu saber também com a Rede de Saúde do DF.

 

Coordenação: Ana Clara Bonini Rocha

 

  • Pare, Pense, Descarte: uma abordagem multidisciplinar para o diálogo entre Universidade, Comunidade e Catadores

 

Ementa: Realizar o diagnóstico das condições de saúde dos catadores que trabalham no aterro do Jóquei (antigo lixão da Estrutural) para empoderá-los sobre os riscos que estão expostos e as formas de prevenção e encaminhá-los para acompanhamento na rede de atenção à saúde do DF, de acordo com suas necessidades, a partir da atenção primária. Ações educativas sobre saúde e meio ambiente serão realizadas durante todas as etapas de execução do programa.

 

Coordenação: Carla Pintas Marques

 

  • Programa Universidade do Envelhecer: UniSER – Arte de Viver

 

Ementa: O Programa tem como objetivo fomentar ações integradoras norteadas pelos eixos Educação e Comunicação; Envelhecimento e Saúde; Políticas Públicas e Direito e Arte e Cultura de modo a ampliar as capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos da comunidade. Visa a adoção de comportamento que estimule a cidadania, o empoderamento e o desenvolvimento humano e social, de modo intergeracional além de contribuir para a transformação das pessoas envolvidas.

 

Coordenação: Eliana Fortes Gris

 

  • Projeto vez e voz: educação popular na prevenção ao tráfico de pessoas

 

Ementa: Projeto idealizado e desenvolvido a partir da reunião e esforços de alunos e ex-alunos da UnB, do fórum das PLPs, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da rede de educação cidadã do DF para capacitar jovens e prevenir o tráfico de pessoas.

 

Coordenação: José Geraldo

 

  • Saúde integral em famílias carentes do Distrito Federal

 

Ementa: Educação em Saúde com Orientação e Atendimento Odontológico, Médico, Nutricional e Psicológico. Atendemos em média 06 famílias por sábado.

 

Coordenação: Lenora Gandolfi

 

  • Formação e organização do acervo da Biblioteca Comunitária “Catando Palavras” da Cidade Estrutural

 

Ementa: O projeto propõe realizar a coleta, a produção, o processamento para acesso, recuperação, apropriação e uso de informação gerando novos conhecimentos no contexto da Cidade Estrutural, promovendo, ademais, a interação entre a comunidade local e a acadêmica ao abordar aspectos sociais, culturais e de formação para cidadania.


Coordenador: Rodrigo Rabello da Silva

 

  • Cidades Saudáveis – Mobilização e Agenciamento de Ações de Infraestrutura Ecológica para Melhoria do Habitat 

 

Ementa:Trata-se das possibilidades que refletem as infraestruturas da cidade Estrutural sobre os aspectos das relações das Cidades Saudáveis, visão ecossistêmica da saúde e do saneamento ambiental identificando o envolvimento do potencial de atores da consolidação das políticas públicas mediante relações que atendam ao coletivo e público. Neste projeto o objetivo é contribuir com parâmetros e diretrizes de integração das políticas públicas com foco na melhoria da saúde coletiva e meio ambiente. Parte desse trabalho busca aproximar a saúde das agendas política e social das cidades e construir um forte movimento para a saúde pública em nível local baseada nos princípios da Carta de Otawa para Cidades Saudáveis e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pelo ODS 11 e também pelo ODS 6, sob a ótica da saúde ecossistêmica para a melhoria da qualidade de vida que inclui os parâmetros de meio ambiente, saúde, governança e economia.

 

Coordenador: Liza Maria Souza de Andrade

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.