Inscrições estão abertas e são gratuitas; Evento acontece de 24 a 30 de julho nos quatro campi da UnB

Mesa redonda You Tube

Mesa redonda coordenada pelo Decano de Extensão, Alexandre Pilati, faz parte da programação da 74ª Reunião Anual da SBPC. 

 

A 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começa no dia 24 de julho com 117 atividades presenciais nos quatro campi da Universidade de Brasília – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina – e 110 atividades on-line, com transmissão pelo YouTube.

 

O tema desta edição é Ciência, independência e soberania nacional, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

 

As atividades on-line serão transmitidas pelos canais oficiais da SBPC e da UnBTV no YouTube. A programação tem 44 conferências, 80 mesas-redondas, 54 painéis, 14 webminicursos, dez sessões especiais, um encontro, uma assembleia, lançamento de cinco livros e seis exposições.

 

A SBPC vai à Escola também vai levar 30 atividades presenciais para estudantes e professores da educação básica.

 

O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), Sessão de Pôsteres (que será realizada de forma virtual), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação.

 

A 74ª edição da Reunião Anual será encerrada com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

 

Confira aqui informações sobre o evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

 

>> Para obter certificado, é possível realizar sua inscrição pelo SIGAA <<

 

EXTENSÃO – A Extensão Universitária também estará presente durante a 74ª Reunião Anual da SBPC. Na sexta-feira (29), a Mesa-Redonda Darcy Ribeiro e os Caminhos para a Autonomia: Educação, Literatura e Cultura será coordenada pelo Decano de Extensão, Alexandre Pilati. A atividade presencial terá participação de Roberto Leher (UFRJ), Lincoln de Araújo Santos (UERJ) e Haydée Ribeiro Coelho (UFMG) e será realizada no Anfiteatro 09, a partir das 16h.

 

Na SBPC Jovem, voltada aos estudantes do ensino básico, o público poderá conhecer os projetos de extensão CEDPIS e M²ICE. O programa Centro de educação, desenvolvimento e inovação de produtos para a saúde (CEDPIS) reúne três projetos de extensão e vários docentes da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), Faculdade UnB Planaltina (FUP), Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e Instituto de Física (IF). O CEDPIS promove eventos como minicursos e palestras sobre produtos inovadores para a saúde, buscando, através da interação com a população, conhecer suas principais demandas e avaliar a possibilidade de atendimento.


Já o projeto de extensão e pesquisa Meninas e mulheres no Instituto de Ciências Exatas (IE): ciência e tecnologia em prol da redução das desigualdades de gênero no Distrito Federal e entorno busca estimular o contato de meninas e mulheres com a matemática, a computação, a estatística, a engenharia, a ciência e a tecnologia a fim de desmistificar essas áreas e incentivar a busca por carreiras a elas relacionadas.

 

Os interessados também podem se inscrever no Webminicurso-11: Divulgação Científica, Humanidades e Tecnologias: Possibilidades e Desafios do Uso dos Podcasts. O minicurso ministrado por Carolina Parreiras Silva (UNICAMP), Soraya Fleischer (UnB) e Patrícia Pinheiro (UFPB) tem como objetivo refletir, a partir de três experiências antropológicas, sobre o uso dos podcasts como ferramenta de divulgação científica, ensino/aprendizagem e extensão.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.