Programação aproxima Universidade da sociedade e mostra atuação em ensino, pesquisa e extensão. Atividades seguem até domingo (26)

O estande da UnB está localizado na saída da feira ao lado do Museu Nacional. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Desde sexta-feira (17), a Universidade de Brasília está com um estande na 36ª Feira do Livro de Brasília (Felib), no Complexo Cultural da República. Em espaço ao lado da exposição da Editora UnB – onde estão sendo vendidas obras acadêmicas a preços acessíveis –, a instituição promove ações acadêmicas diversas no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

>> Saiba mais: UnB participa da 36ª Feira do Livro

 

Nesta segunda-feira (20), o Grupo de Estudos de Professores de Línguas do Distrito Federal (Geplidf) esteve presente, dentro da programação promovida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), tratando de assuntos voltados às licenciaturas. O estande também recebeu a oficina Cai na prova, que discutiu temas relacionados à educação básica.

 

Estudantes de ensino fundamental e médio passaram pelo estande e tiveram contato com um pouco do que a Universidade oferece. Iane Lemos, de 12 anos, afirma que ações da UnB como as presentes na Felib aumentam o interesse em ingressar na instituição: “Eu acho muito legal, até porque a UnB é uma universidade de Brasília e há um incentivo muito grande por parte da minha família.”

 

EXTENSÃO – O Grupo de Estudos de Professores de Línguas do DF existe desde 2013 e conta com a participação de professores da área do Distrito Federal para promover formação a partir da relação escola-universidade. “Nosso objetivo aqui na feira é dar visibilidade ao nosso trabalho e fazer com que outras pessoas o conheçam, tanto alunos quanto professores”, afirma a docente do Instituto de Letras da UnB Mariana Mastrella, coordenadora do projeto.

Projeto de extensão Geplidf discute temas relacionados à educação e recentemente debateu sobre conceitos de Paulo Freire. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Estudantes de licenciatura em Letras, em formação para a docência, também são público-alvo do grupo. “Eu nunca tive experiência em sala de aula e para mim está sendo interessante porque é o primeiro contato com um modelo de educação mais crítico e mais humano”, relata o aluno de graduação em Letras – Inglês Victor de Castro, participante da iniciativa.

 

EXPOSIÇÃO – Jacqueline Cardoso Rodrigues faz parte da área comercial da Editora UnB e estava no estande durante o final de semana: “Foi maravilhoso! Tivemos vários eventos no estande da UnB e na livraria, como lançamento de livros, sessões de autógrafos, e o público, de todas as idades, compareceu em peso.”

 

A vendedora ressalta que o estande chama a atenção de quem passa: “A gente está com vários livros que estão quase esgotados, e que são de excelente qualidade, por preço acessível.” Jacqueline relembrou também que as obras que não foram encontradas na Feira do Livro estão disponíveis na loja on-line da Editora UnB, com o desconto da Felib aplicado até o fim do evento.

 

CIÊNCIA ACESSÍVEL – Já nesta terça-feira (21), quem circulou pelo estande da UnB pôde entrar em contato com tecnologia e ciência a partir de outras iniciativas da instituição. De um lado, uma exposição com câmeras antigas da UnBTV ilustrava a evolução das tecnologias adotadas nas rotinas televisivas e estimulava a interação com público em gravações realizadas pela televisão universitária. De outro, banners e cartazes afixados na parede do espaço chamavam a atenção para a ciência produzida na UnB e divulgada nas páginas da revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da Universidade produzida pela Secretaria de Comunicação (Secom).

 

A ideia da exposição preparada pela equipe da Darcy, e também atrelada ao projeto de extensão da revista, era dialogar com os espectadores sobre o conhecimento científico e a Universidade de forma lúdica, leve e interativa. “A feira é oportunidade única para a UnB mostrar seu protagonismo científico e a relevância de suas pesquisas para um público diverso, como estudantes de escolas públicas e cidadãos do Distrito Federal”, celebrou Vanessa Vieira, editora-chefe da revista Darcy.

 

Ao circular pelo cantinho, era possível conhecer curiosidades relacionadas à Antártica, área que ocupa 7% de toda a extensão do planeta e que dispõe de cerca de 70% de toda a água doce do mundo. As pesquisas brasileiras realizadas no continente gelado foram abordadas na edição 19 da Darcy, que destaca ainda uma expedição científica realizada na região em dezembro de 2017 e acompanhada pela reportagem da revista.

Público pôde fazer observação de plantas antárticas por microscópio durante exposição da revista Darcy. Foto: Vanessa Vieira/Secom UnB

 

No estande, os curiosos também se deparavam com uma maquete do continente gelado e com plantas antárticas para observação microscópica. A amostra vegetal foi apresentada por pesquisadoras da UnB e é fruto de coleta realizada no âmbito do projeto Bryoantar. A iniciativa, sob coordenação do professor Paulo Câmara e da professora Micheline Carvalho Silva, do Instituto de Ciências Biológicas, é dedicada a estudos sobre a vegetação da Antártica.

 

Maria Vitória, de 17 anos, estudante do terceiro ano do Centro de Ensino Médio 03, de Taguatinga, ficou encantada com a exposição. Interessada em ingressar na UnB no curso de Letras – Tradução, ela considerou positiva a experiência de aproximação da Universidade e de seus cientistas. “Meus professores estudaram na UnB, então eles sempre falavam como é importante a Universidade – que ela é nossa, é de Brasília – e se preparar para ela. Mas eu nunca tinha entrado em contato com pesquisadores da UnB”, alegou.

 

Morador de Belo Horizonte, Rubens Rodrigues Filho veio a Brasília a passeio e aproveitou para conhecer a Feira do Livro. Ao se deparar com os conteúdos expostos sobre a Antártica por meio das páginas da Darcy, ficou com mais vontade ainda de ler a revista. “Eu achei fantástica [a exposição]. Fiquei bem interessado em aprofundar mais no assunto. Depois, vou entrar no site e ler as matérias, não só pela parte visual da revista, que é muito bem feita, mas pelo conteúdo, que também interessa”, comentou sobre a Darcy, disponível on-line e em versão impressa.

 

>> Leia a última edição da revista, sobre os 60 anos da UnB

 

AGENDA – Na quarta-feira (22), a oficina Cai na prova e a mostra Educa design retornam ao estande, além de outros projetos, como o Leia mulheres negras e Metodologias ativas: ensino de Geografia. Ações do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (Pibid), principalmente do projeto interdisciplinar entre Sociologia e História, serão expostas ao público, assim como o projeto de extensão Outras Brasílias + Centros de Memórias, coordenado pela professora Cristiane Portela.

 

Na quinta-feira (23), destaca-se a roda de conversa sobre violência escolar promovida pelo Laboratório de Ensino à Sociologia Lélia Gonzalez. Haverá também lançamento dos livros Dicionário de ensino de Sociologia e Conquistas e resistências do ensino de Sociologia, com participação dos autores e distribuição gratuita para professores de Sociologia do DF. A programação da UnB na Feira do Livro de Brasília segue até o dia 26 de junho. Acompanhe informações no Instagram da Editora UnB.

 

*estagiário em Jornalismo da Secom/UnB.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.