Em parceria com a Editora UnB, edital para publicação de livros digitais tem inscrições abertas até 12 de agosto

arte livrosdigitais joomla artigo

O Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) publicou nesta quarta (08), em parceria com a Editora da UnB, um edital de apoio à publicação de livros digitais inéditos. Os textos devem ser resultantes de trabalhos acadêmicos de natureza extensionista, de autoria ou organização de professores da UnB, pesquisadores ou técnicos que tenham participado de projetos ou programas de extensão nos últimos cinco anos. A partir de 2022, o edital será lançado anualmente.

Serão selecionadas até cinco obras individuais ou coletivas com temas que contemplem uma ou mais das linhas de atuação descritas no edital, como Saúde e Qualidade de Vida, Direitos Humanos, Educação, Tecnologia e Produção, entre outras. As propostas também devem estar de acordo com o Manual de Normas Editoriais da Editora Universidade de Brasília.

“A nova política de publicações pretende valorizar, para além da Revista Participação já estruturada pelo DEX, produções de natureza extensionista em formato livro, na expectativa de democratizar o acesso a conhecimentos gerados por meio do diálogo crítico entre sociedade e universidade”, explica o professor Rogério Ferreira, da Diretoria de Desenvolvimento e Integração Social. “A ideia é fomentar uma cultura acadêmica em que a extensão seja compreendida como um pilar essencial da universidade”.

As submissões devem ser feitas pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) contendo despacho com informações dos autores, resumo da obra e uma versão da obra sem indicação de autoria. O envio deve ser feito para a unidade Diretoria de Desenvolvimento e Integração Social (DEX/DDIS).

As obras serão avaliadas a partir de critérios como a utilização de metodologias que problematizem saberes locais em diálogo com saberes acadêmicos e contribuição social a partir da democratização da produção de conhecimento e de tecnologias inovadoras.

“Esperamos que os livros valorizem espaços socioculturais historicamente subalternizados, na expectativa de dar sentido novo à universidade brasileira, mostrando o quanto sua atuação territorial é importante para a formação cidadã e a valorização da diversidade”, diz Rogério Ferreira.

Confira o cronograma e veja o edital completo:

Período de Inscrições via SEI: 9 de junho a 12 de agosto de 2022
Resultado da Homologação: 15 de agosto de 2022