Atividade será realizada no Centro Olímpico e faz parte de pesquisa desenvolvida na Faculdade de Educação Física. Inscrições vão até 5 de junho

Prática de Mat Pilates será oferecida no âmbito de pesquisa de laboratório Lapemacs, da FEF, que é também responsável pelo programa Viva Ativo (acima). Imagem: Reprodução/UnBTV

 

De junho a setembro, pessoas com 60 a 75 anos podem participar de aulas gratuitas de Mat Pilates na Universidade de Brasília. O Mat Pilates é uma versão sem aparelhos, onde os exercícios são praticados no chão sobre tapete, utilizando o peso do próprio corpo.

 

A atividade faz parte de pesquisa de doutorado desenvolvida no Laboratório de Pesquisa e Estudo em Massoterapia, Atividades Corporais e Saúde (Lapemacs) da Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB.

 

Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates Érica Merces, responsável pelo estudo, realizado sob orientação da professora da FEF Lídia Bezerra, o objetivo é analisar os benefícios para a saúde e o bem-estar geral dos praticantes, a partir da observação de aspectos como evolução da capacidade respiratória, força e equilíbrio.

 

“Temos visto muitos resultados na clínica e uma boa evolução dos pacientes, mas agora gostaria de poder mensurar tudo isso cientificamente”, conta Érica. De acordo com a pesquisadora, o estudo pode ajudar a aprimorar a prática ao se perceber os limites e o que pode ser modificado com vistas a resultados.

 



No total, serão 30 sessões. Previstas para iniciar no dia 13 de junho, as aulas ocorrerão duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, no Centro Olímpico, localizado no campus Darcy Ribeiro. Serão oferecidas aproximadamente 40 vagas em turmas de até 12 alunos, em horários pela manhã e à tarde.

 

Para participar, o aluno deve conseguir realizar exercícios no solo que requerem movimentos como abaixar-se e levantar-se, com ou sem apoio, não ter se submetido a cirurgias recentes e possuir capacidade plena de comunicação.

 

Interessados devem falar com Érica Merces até o dia 5 de junho pelo número (61) 99850-4348, ou enviar mensagem pelo WhatsApp no telefone (77) 98104-4368 ou para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A instrutora retornará o contato para agendar a primeira avaliação física, tirar dúvidas e explicar como funciona o projeto mais detalhadamente.

 

LAPEMACS – Criado em 2019, o Laboratório de Pesquisa e Estudo em Massoterapia, Atividades Corporais e Saúde (Lapemacs) desenvolveu o programa de extensão Viva Ativo, com oferta de atividades físicas para pessoas com a doença de Parkinson, distúrbio neurológico que afeta os movimentos. Entre elas, ioga, pilates, musculação, treinamento de força com kettlebell, thai ioga massagem e artes cênicas combinada com fisioterapia.

 

Suspensas desde o início da pandemia, as atividades serão retomadas gradativamente. “Ainda não temos confiança para o retorno dos idosos com a doença de Parkinson. Estamos voltando aos poucos e vamos iniciar com o pilates”, explica Lídia Bezerra.

 

O Lapemacs também está associado ao projeto de extensão Mover Juntos – Clube de Yoga, que acaba de completar 15 anos. O projeto oferece aulas gratuitas de ioga para a comunidade interna e externa. As aulas são abertas a todas as idades e acontecem às terças e quintas-feiras, das 18 às 19h, na sala de espelhos do Centro Olímpico. Interessados em participar podem entrar em contato com a professora Aline Roncato pelo telefone (61) 99809-3282.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.