Evento reúne cerca de mil trabalhadores rurais no Centro Comunitário da UnB entre 23 e 27 de maio

A Decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB), Olgamir Amancia, participou nesta segunda (23) da abertura do 6º Encontro Nacional de Formação (Enafor), promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O evento é apoiado pelo DEX e acontece entre os dias 23 e 27 de maio no Centro Comunitário da UnB. É possível acompanhar as atividades pela transmissão da TV Contag no YouTube.

Com o lema Liberdade para Lutar, EducAção para TransFormar, o evento vai reunir cerca de mil trabalhadores e trabalhadoras rurais ligados a Federações e Sindicatos filiados à Contag. “É a primeira grande atividade formativa realizada depois de dois anos de enfrentamento a pandemia. Vamos reafirmar a importância do trabalho de base e dos processos de formação política para a nossa organização sindical”, disse Aristides Santos, presidente da Contag.

Participando da abertura política do evento, Olgamir Amancia disse que a Universidade é também dos trabalhadores. “A UnB é um espaço de liberdade e temos que entender que é por meio da educação que podemos fazer as transformações necessárias para o nosso povo”, afirmou. Neste ano, a UnB também completa 60 anos, data que foi lembrada pela decana: “Nada melhor para comemorar esse aniversário do que a presença dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Brasil”.

ENAFOR – O Encontro Nacional de Formação (ENAFOR) é realizado desde 2005 com caráter formativo, mobilizador, de luta, resistência, de anúncio e denúncias. O seu objetivo é ser um espaço de reflexão e fortalecimento do trabalho de base, dos processos formativos e das estratégias de atuação política.

A programação desta edição terá a participação de vários convidados, com a realização de oficinas, debates, grupos temáticos e uma Feira de Saberes e Sabores. Durante o evento, também serão lançados o 4º Festival Nacional da Juventude Rural e a Marcha das Margaridas 2023.

Confira a programação:

23/05: Análise de contexto – Fascismo (características do que ocorre no Brasil), Democracia Participativa e Eleições (correlação de forças, ativismo organizado, Comitês Populares de Lutas).

Míriam Nobre – SOF - Sempreviva Organização Feminista
Gilberto Carvalho – Escola Nacional de Formação do Partidos dos Trabalhadores (PT)
Fernando Horta – Professor da UnB
Duda Salabert – Vereadora de BH

24/05: Mesa – Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Agroecologia com ênfase na sustentabilidade ambiental e na soberania e segurança alimentar.

Vânia Marques – Secretária de Política Agrícola da CONTAG
Sandra Bonetti – Secretária de Meio Ambiente da CONTAG
Ronilson Costa – Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Eliane Martins – Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT)

25/05: Mesa – Educação popular, feminismos e novas masculinidades.

Carmen Silva – SOS Corpo
Luciano Ramos - Promundo
Teatro Cia Burlesca - Margarida Maria Alves/Roseli Nunes
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico

26/05: Mesa – Sustentabilidades política, organizativa e trabalho de base – Campanhas Sindicato de Portas Abertas e Raízes se Formam no Campo.

Juraci Souto – Secretário de Finanças e Administração da CONTAG
Edjane Rodrigues – Secretária de Políticas Sociais da CONTAG
Socorro Silva - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

26/05: Noite Cultural – Show da Revolução