Submissões para revista de Extensão da UnB devem ser feitas até o dia 25/04/2022 por meio de formulário eletrônico

Número temático: 

UnB 60 anos e o centenário de Darcy Ribeiro: a pluralidade de um encontro

 

A Revista Participação dedica sua trigésima sétima edição à produção de conhecimento acerca de duas efemérides que se articulam de modo plural: os 60 anos da Universidade de Brasília e o centenário de Darcy Ribeiro.

 

Os caminhos percorridos pela sexagenária Universidade de Brasília marcam uma luta incessante a favor do desenvolvimento científico e da excelência formativa. Em sua trajetória de permanente resistência dedicada ao país, a UnB tem na extensão universitária, de modo indissociável com o ensino e a pesquisa, meio potente para promover diálogo entre universidade e sociedade a fim de construir ações coletivas, parcerias, a partir de demandas socioculturais de distintos territórios.

 

Neste ano de intensa comemoração, a UnB reafirma sua missão de ser “atuante como sempre, necessária como nunca”! Esse slogan coloca em foco a universidade necessária defendida pelo antropólogo, sociólogo, historiador, escritor e político, o mineiro Darcy Ribeiro (1922 – 1997), valorizando a história institucional, bem como projetando o futuro da Universidade.

 

Darcy defendeu que a universidade necessária tem nos direitos humanos, na integração, no desenvolvimento e na transformação social bases consistentes. Neste sentido, almeja-se que saberes de natureza científica, humanista e tecnológica estejam efetivamente voltados para processos formativos que criticamente qualificam as pessoas para o exercício de cidadania.

 

Articular, em perspectiva histórico-extensionista, o encontro dos 60 anos da UnB com o centenário do seu primeiro reitor é o objetivo deste número da Participação. Deste modo, convidamos toda a comunidade acadêmica, nacional e internacional, a submeter artigos que, pelo viés da extensão, dialoguem com a temática proposta, seja no âmbito dos 60 anos da UnB, dos 100 anos de Darcy ou da pluralidade do encontro entre esses dois marcos que muito dizem sobre a história da universidade no Brasil.

 

Os artigos devem seguir as Diretrizes para Autores/as, e as submissões devem ser feitas até o dia 25/04/2022 por meio de formulário eletrônico.

 

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.